
Para ter uma visão limpa, as córneas devem estar em perfeito funcionamento. Esta parte do olho é transparente e fica bem na frente dos olhos, com a função de focar a luz que a através da pupila e chega até a retina. Para exemplificar, a córnea é semelhante ao vidro de um relógio. Se a córnea estiver opaca, inchada ou danificada, a luz não será focada corretamente, então é hora de avaliar se uma reparação é suficiente, ou se o momento é de partir para o transplante.
Nunca é demais lembrar que é aconselhável uma visita de rotina ao oftalmologista, que avaliará a condição ocular e recomendará o tratamento adequado. Assim, a córnea doente ou parte dela pode ser substituída por uma saudável de um doador, total ou parcialmente.
Para encontrar um doador de córnea e saber mais detalhes sobre como funciona, há orientações precisas no Ministério da Saúde e no Banco de Olhos do Governo Federal em parceria com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia. Nesses endereços é possível receber as instruções para receber a córnea, ou doá-la.
De acordo com estatísticas mundiais, a cirurgia apresenta alta porcentagem de sucesso. Normalmente varia entre 80 e 90% de sucesso em situações não complicadas. Em casos complicados, a taxa de sucesso pode diminuir conforme a complexidade da patologia ocular.
Quando é necessário um transplante de córnea? 3tc69

De acordo com especialistas do Centro Cirúrgico Oftalmológico Oqulum, o transplante é necessário em situações como lesões graves no rosto atingindo os olhos, ou quando há problemas oculares como:
– Ceratocone: doença ocular progressiva em que a córnea fica mais fina e se projeta para frente, ando a ter o formato semelhante a um cone;
– Infecções oculares ou lesões que levam à formação de cicatrizes na córnea;
– Distrofia de Fuchs, quando as células da camada interna da córnea (endotélio) não funcionam efetivamente, permitindo que líquido penetre no tecido. A córnea incha e perde a sua transparência;
– Edema da córnea por qualquer causa, inclusive cirurgias em pacientes que apresentam alterações no endotélio.
Preparação para a cirurgia 5cy1n
Quando o caso é de cirurgia, o paciente é submetido a um exame oftalmológico completo, tratamentos para outros problemas oculares (para aumentar as chances de um transplante bem-sucedido) e orientações sobre o procedimento, riscos e resultados esperados.
Tipos de transplantes de córnea 2t3m4p
Quando é feito o transplante, um enxerto substitui o tecido danificado por um tecido saudável de doador. Existem três tipos de transplantes de córnea:
– Transplante penetrante ou de espessura total, quando a substituição de toda a córnea é necessária. O período de recuperação é mais longo do que outros tipos, e a visão pode ser recuperada em até um ano (ou mais).
– Transplante lamelar anterior, quando apenas a porção anterior da córnea é substituída. Como o procedimento mantém a camada mais interna da córnea (endotélio) do próprio paciente, a recuperação é mais rápida e as chances de rejeição são menores.
– Transplante endotelial, nos casos em que apenas o endotélio está danificado. Na técnica, essa camada da córnea é substituída por um novo tecido e os 90% restantes da córnea permanecem intactos. O resultado é excelente, com menos chances de infecção, rejeição e astigmatismo pós-operatório.
Como é a recuperação do paciente 2t133p
Após a cirurgia, o paciente provavelmente usará um curativo por 24 a 72 horas, até a camada superior da córnea se curar. Sentirá dor e vermelhidão nos olhos por alguns dias e terá um pouco de sensibilidade à luz. Os especialistas alertam que é importante usar os colírios de acordo com a receita médica, para diminuir a inflamação e as chances de infecção no pós-operatório. O paciente deve retornar ao consultório no dia seguinte à cirurgia e várias outras vezes ao longo das semanas seguintes.
Resultados do transplante 2k1w4m
A maioria das pessoas que fazem um transplante de córnea recupera pelo menos parte de sua visão. Porém, cada situação é única. Geralmente, os resultados já conseguem ser percebidos dentro de algumas semanas após o procedimento. Em alguns pacientes, a recuperação da visão é mais lenta.
12 conselhos de especialistas para manter a saúde dos olhos 6s2452

Os profissionais do Centro Cirúrgico Oftalmológico Oqulum citam 12 dicas para manter os olhos sempre saudáveis e evitar doenças e lesões oculares. Fique atento.
- 01. Faça um exame oftalmológico completo periodicamente
- 02. Alimente-se corretamente para proteger sua visão
- 03. Conheça o histórico de saúde ocular da sua família
- 04. Use óculos de sol com filtro UV
- 05. Mantenha um peso saudável
- 06. Dê um descanso aos seus olhos
- 07. Mantenha a tela do computador a 50 cm de distância dos olhos
- 08. Evite fumar e se é fumante, pare imediatamente
- 09. Lave suas mãos e higienize suas lentes de contato adequadamente
- 10. Não esfregue os olhos com as mãos
- 11. Mantenha seus olhos lubrificados: lembre-se de piscar
- 12. Nunca use colírios sem prescrição médica.
Centro Cirúrgico Oftalmológico OQULUM 29401f
Um centro cirúrgico que une profissionais, melhores práticas e equipamentos da mais alta tecnologia para entregar o melhor resultado e experiência para você. Acredita em um atendimento personalizado, humanizado, pensando e se dedicando com exclusividade para cada caso, com cada paciente. Enxerga a OQULUM, que nasceu no ano de 2021, com olhares entusiasmados e com a experiência dos mais de 22 anos de atuação do nosso corpo clínico.