
Comumente, quem pensa na questão do câncer, liga o assunto direto à quimioterapia. Mas hoje em dia existe a possibilidade de ar por essa doença com outros opções de tratamento, mais específicos e seguros. Quem esclarece sobre o assunto é o médico Oncologista Clínico, Dr. Fabrício Grando.
De acordo com o especialista, o tratamento do câncer livre de quimioterapia teve suas primeiras aplicações práticas nos anos 1990, com algumas drogas que estimulavam o sistema imune para que ele combatesse o câncer, aumentando a chance de cura. Mas naquela época os efeitos adversos desses tratamentos eram semelhantes aos efeitos indesejáveis da quimioterapia.

“A evolução para tratamentos livres de quimioterapia é uma realidade hoje que abrange a maioria dos tumores e apresenta, muitas vezes, resultados muito superiores aos tratamentos convencionais. Um grande exemplo desses tratamentos são as imunoterapias modernas, que são capazes de destruir os tumores sensíveis e até fazerem o câncer desaparecer”, observa Dr. Fabrício.
Sobre os principais tipos de câncer que podem ser tratados sem quimioterapia, o médico afirma que a lista tem aumentado bem rápido.
“Considerando os tipos mais comuns, podemos citar que os pacientes com câncer de mama, pulmão, ovário, intestinos e pele podem ser tratados com outras medicações que não quimioterapia”, afirma.
Qual a probabilidade de cura sem quimioterapia? Em que situações têm mais chances de ocorrer? 6m2q1x
O médico da Noova Oncologia explica que hoje a seleção de quem precisa ou não de quimioterapia é muito mais refinada.
“Sabemos que nem todos precisam dela para atingir uma maior chance de cura. Diversos fatores são considerados na exclusão da quimioterapia como opção terapêutica, sendo imprescindível a análise da genética tumoral”, diz.
“Se há 10 anos olhávamos para o tamanho do tumor e a idade do paciente para determinar qual o tratamento a ser feito, hoje olhamos para as mutações que cada tumor possui para instituir um tratamento personalizado e escolher uma droga alvo que trate especificamente a doença que o paciente tem, visando uma máxima chance de resultado favorável. É a tão comentada Oncologia de precisão”.
Oncologia de precisão permite mais longevidade 655p5b

Para quem ainda não sabe, é possível que uma pessoa que descubra um câncer avançado tenha a possibilidade de uma vida longa e com qualidade de vida, sem quimioterapia.
Explica o especialista da Noova Oncologia que este tipo de tratamento já é realidade para diversas pessoas com variados tipos de câncer.
“Muitas pessoas hoje já se beneficiam da oncologia de precisão e seguem as suas vidas tomando um ou dois comprimidos por dia e, desta forma, mantendo a doença sob controle, como qualquer outra doença crônica, como hipertensão ou diabetes. É sem dúvida um grande avanço já disponível para nossos pacientes”, conta Dr. Fabrício Grando, da Noova Oncologia.
Noova Oncologia 53545c

Somos uma equipe de profissionais da área da saúde especializados em ofertar cuidados e carinho aos nossos pacientes. A missão da Noova Oncologia é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção oferecendo cuidado integral, humano e com qualidade técnica.
Mesmo que todos digam não, com um pingo de Noova acreditamos que é possível. A visão da Noova é ser reconhecida como referência em promoção à Saúde.
A Noova tem convênios com Casacaresc, Cassi, Celos Saúde, Elo Saúde, Fundação Assefaz, Geap, Postal Saúde, Saúde, SC Saúde, SIM Plano de Saúde, Sul América e Unimed. Entre em contato.
- Dr. Fabricio Pontes Grando– CRM/SC: 27939 – Oncologia Clínica (19.193)
- Presidente Coutinho, 348 – Centro, Florianópolis
- Telefones: (48) 3024-5300
- WhatsApp: (48) 9 9631-5051
- [email protected]
Facebook⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀