Eris, nova variante da Covid, reacende alertas para cuidados com prevenção em SC 18f5q

Primeiro caso da doença causada pela variante Eris no Brasil foi identificado na última quinta-feira (17), em São Paulo 5t611c

Santa Catarina ainda não registrou nenhum caso suspeito ou confirmado da Eris, a subvariante EG.5 da Covid-19. No entanto, a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) alertou para o reforço da vacinação contra a doença e o uso de máscara para a população mais vulnerável.

Vacinação para os maiores de 18 anos e máscara para grupos de maior risco foram as recomendações da Dive contra a ErisVacinação para os maiores de 18 anos e máscara para grupos de maior risco são as recomendações da Dive contra a nova variante Eris – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/ND

O primeiro caso da doença causada pela nova variante no Brasil foi identificado na última quinta-feira (17), em São Paulo.

A Eris se tornou a variante dominante nos Estados Unidos e a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou sua existência como “de interesse”, ou seja, ela conta com “vantagens” em comparações a outras mutações do vírus.

Em 19 de agosto, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica onde afirma que, apesar de ser classificada como de “baixo risco”, a Eris já foi identificada em 51 países.

Segundo a pasta, a variante “possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imunológico, tornando esta nova variante capaz de aumentar o número de casos mundialmente e se tornar a cepa predominante”.

Vacina é a melhor solução contra a Eris, mas tem baixa aderência 4m4d2

De acordo com a Dive, a vacinação contra a Covid-19 é o melhor combate contra a nova variante. Segundo a pasta, a recomendação é que toda a população com 18 anos ou mais deve tomar uma dose de reforço com a bivalente.

“A vacinação continua sendo altamente recomendada por ser a medida preventiva mais eficaz para a prevenção de casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Então, a população precisa manter as doses da vacina atualizadas, inclusive com as doses de reforço”, diz a pasta.

No entanto, apesar da vacinação ser a melhor solução para o combate da nova variante, a taxa de maiores de 18 anos imunizados em Florianópolis, é de 6%. Conforme dados da Prefeitura da Capital, entre os grupos de risco o percentual é de cerca de 29% de cobertura vacinal.

De acordo com a Dive, apesar de não existir obrigatoriedade da máscara, a recomendação do uso ainda é feita para pessoas em grupos de risco, especialmente em ambientes fechados e com aglomeração.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Coronavírus 6g4q7

Coronavírus

Pais que recusaram vacina são obrigados a vacinar filhos e pagar multa em SC 1j6p3x

Moradores de Schroeder se recusaram a vacinar as crianças sem justificativa médica, segundo o Minist ...

Coronavírus

Covid-19: Dive começa distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde 3tg3u

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina começou a distribuição de novas do ...

Coronavírus

Após três meses, Santa Catarina recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 2z186r

Desde julho, o Estado não recebia vacinas para o público infantil, enquanto outras doses venceram em ...

Coronavírus

Falta de vacinas: 65% das cidades do Brasil relatam estoque crítico 1g224k

Paulo Alceu: "isso preocupa, pois a falta de vacina é a porta para o retorno de doenças erradicadas. ...

Coronavírus

Santa Catarina registra primeiros casos da nova variante do coronavírus 3f2q30

Santa Catarina confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, que foram registrados n ...