Embora o cenário epidemiológico tenha melhorado significativamente, a Covid-19 ainda causa muitas mortes no Brasil. O último surto de dengue também foi responsável por muitos óbitos em todo o país.
No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, embora o cenário da dengue esteja preocupando no país, a Covid-19 ainda matou mais em 2024.
De acordo com o de monitoramento do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 3.567 mortes por Covid-19 entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 19 de maio de 2024. Já os óbitos provocados pela dengue chegam a 3.254, comparado o mesmo período.

Dengue bate recorde no país 3n5y2c
Ainda que a situação da Covid-19 tenha melhorado em comparação aos anos anteriores, os casos de dengue atingiram níveis recordes, preocupando as autoridades de saúde. Neste ano, já foram registrados mais de 5 milhões de casos (entre confirmados e prováveis).
Santa Catarina, Minas Gerais, Acre, Goiás, Rio de Janeiro e Espirito Santo, além do Distrito Federal, chegaram a declarar estado de emergência em saúde devido ao surto da doença.

Situação epidemiológica em Santa Catarina 1v3u
Em Santa Catarina, o cenário preocupa nas duas doenças. Mas, o problema maior está na dengue. Dos 295 municípios catarinenses, 168 são considerados infestados pelo vetor da doença, o mosquito Aedes aegypt.
Somente em 2024, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, foram mais de 164 mil casos confirmados da arbovirose (arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, como: dengue, Zika, chikungunya e febre amarela). O número de óbitos também preocupa, já que totaliza 226 confirmados e 61 sob investigação.

Com relação ao coronavírus, o estado confirmou 71 mortes em 2024, sendo as regiões do Planalto Norte e Nordeste as que registraram maior número de vítimas.

Somente na última semana, a região confirmou 154 novos casos. Seguida pela região da Grande Florianópolis, com 91 novos casos confirmados do vírus.