Cirurgia do coração por vídeo chega à Grande Florianópolis 2i603

Procedimento proporciona mínima dor no pós-operatório, menos tempo de internação, menor risco de sangramento e infecções, retorno precoce às atividades esportivas, além de melhor resultado estético 4r2d71

Cirurgia Cardíaca por Vídeo – Foto: DivulgaçãoCirurgia Cardíaca por Vídeo – Foto: Divulgação

A Grande Florianópolis ganhou recentemente a realização de cirurgia minimamente invasiva do coração por vídeo. Esta é uma inovação na Capital e a cardiologia foi a última das especialidades da medicina a aderir a esta tecnologia, devido à complexidade dos tratamentos para o coração, este órgão tão importante para o ser humano. Esta é considerada uma excelente notícia, já que, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.

: Médicos de Campo Grande/MS, Dr. Evandro Carlos Ribeiro Lopes e Dr. Cláudio Albernaz Cesar – Foto: Divulgação: Médicos de Campo Grande/MS, Dr. Evandro Carlos Ribeiro Lopes e Dr. Cláudio Albernaz Cesar – Foto: Divulgação

Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2016, representando 31% de todas as mortes em nível global. Quem conta a novidade são os cirurgiões cardiovasculares Dr. Leopoldo Moratelli Neto e Dr. Lindolfo Moratelli Filho, da Pró Cuore, que são irmãos e atuam nos principais hospitais da Grande Florianópolis. Em agosto, eles fizeram uma atualização em cirurgia minimamente invasiva por vídeo em Mato Grosso do Sul, e estão aplicando a técnica, com sucesso.

Segundo os especialistas, o objetivo da comunidade científica é que se encontrem soluções em cirurgias para os problemas no coração que sejam mais íveis e menos dolorosas, em menos tempo. Assim, tudo indica que, no futuro, poderá ser mais simples tratar o coração. “Acabamos tratando o momento mais difícil para o ser humano, quando precisará ser abordado cirurgicamente no órgão mais vital e cheio de crenças que existe, o coração!”, diz Dr. Leopoldo

Bons hábitos, o melhor tratamento 1p6316

A saúde de forma global depende de fatores modificáveis e daqueles que não se modificam. Sabemos que não há como modificar genética, malformações ou idade. Mas podemos modificar outros fatores para nos proteger de eventos, sejam eles em qualquer órgão.

Médicos de SC, Dr. Leopoldo Moratelli Neto e Dr. Lindolfo Moratelli Filho – Foto: DivulgaçãoMédicos de SC, Dr. Leopoldo Moratelli Neto e Dr. Lindolfo Moratelli Filho – Foto: Divulgação

“O coração e o cérebro são os órgãos mais atingidos e os mais envolvidos em mortes no mundo todo. Por isso, o cuidado é tão importante em causas diretas de agressão a estes órgãos como a pressão alta, o diabetes, as dislipidemias (gorduras no sangue), o estresse, o sedentarismo, o aumento do peso”, citam os Moratelli, que compartilham a causa em família.

E eles aconselham e fazem pensar: todos estes problemas podem e devem ser combatidos com bons hábitos na saúde: exercícios físicos, alimentação balanceada, uma vida mais equilibrada, sem ganâncias ou estresse. “Claro, buscar os médicos especialistas e de sua confiança para lhe orientar, entender e individualizar o seu caso”, sugerem.

Quadro: Fique atento aos principais sintomas das doenças cardiovasculares e faça seu check-up regularmente.

  • Dor ou desconforto no centro do peito;
  • Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas;
  • Dificuldade em respirar ou falta de ar;
  • Sensação de enjoo ou vômito;
  • Sensação de desmaio ou tontura;
  • Suor frio;
  • Palidez;

Mulheres são mais propensas a apresentar falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula.

Procedimentos mais simples e menos dolorosos 536m6q

A boa notícia, em meio aos números mundiais de mortes por causa do famoso coração, é que nos últimos dez anos esses procedimentos têm sido cada vez menos invasivos. “A videocirurgia está presente em todas as especialidades da medicina e a última a abraçar esta tecnologia foi a cirurgia cardiovascular’’, afirmam os médicos de Campo Grande/MS, Dr. Evandro Carlos Ribeiro Lopes e Dr. Cláudio Albernaz Cesar, formados pela UFMS. Eles aperfeiçoam a prática desde 2019 no Mato Grosso do Sul e já têm mais de 250 casos.

“Referimo-nos a esta abordagem por meio de mini-incisões na região lateral do tórax, com a qual podemos praticamente corrigir todas as doenças do coração e aorta, inclusive em reoperações”, dizem os profissionais de MS.

Os médicos de SC e de MS explicam que a técnica proporciona mínima dor no pósoperatório, redução no tempo de internação, menor risco de sangramento e infecções, retorno precoce ao trabalho e às atividades esportivas, além de melhor resultado estético.

Conheça a Pró Cuore

Endereço: Rua Padre Roma, 482, Sala 608, Centro, Florianópolis, SC 88010-090

www.procuore.com.br

Instagram

+

Saúde Mais 202763

Saúde Mais

Alopecia androgenética: entenda as causas, diagnóstico e opções de tratamento 273r38

Condição crônica, que afeta homens e mulheres, pode ser controlada com acompanhamento médico e tecno ...

Saúde Mais

Clínica catarinense dedica semana exclusiva a implantes dentários 53l71

Semana do Implante acontece simultaneamente em quatro cidades de Santa Catarina, oferecendo atendime ...

Saúde Mais

Creatina é aliada da saúde em qualquer idade 3i6c5z

Além de fortalecer musculatura, suplemento aumenta capacidade cognitiva

Saúde Mais

Conselhos da nutri: fique em dia com a saúde no verão 5371w

Hora de viver a estação com mais disposição e bem-estar. Fique de olho nos conselhos de quem entende ...