Brasil identifica primeiro caso da Eris, a nova subvariante da Covid-19 1g1y51

Caso ocorreu em São Paulo com uma mulher de 71 anos que teve sintomas iniciais da Covid-19 no fim do mês ado e não tinha histórico de viagem u2o1l

O Brasil identificou, nesta quinta-feira (17), o primeiro caso da Eris, a subvariante EG.5 da Covid-19, em São Paulo. A Eris se tornou a variante dominante nos Estados Unidos e a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou sua existência como “de interesse”, ou seja, ela conta com “vantagens” em comparações a outras mutações do vírus.

O caso ocorreu na capital paulista com sintomas iniciais no final de julho. Trata-se de uma mulher, de 71 anos, sem histórico de viagem. A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) reconheceu que havia possibilidade de essa mutação já estivesse em circulação, apesar de não ter sido sequenciada no país. As informações são do site o Globo.

Subvariante da Covid-19, a Eris foi detectada no Brasil em uma mulher de 71 anos sem histórico de viagensSubvariante EG.5 da Covid-19, a Eris foi detectada no Brasil em uma mulher de 71 anos sem histórico de viagens – Foto: Pexels/Reprodução/ND

Os especialistas ressaltam que, em casos como esse, é essencial o trabalho de rastrear contatos da paciente inicial e manter o sequenciamento do genoma de amostras de pessoas que testarem positivo para Covid-19. Assim, é possível detectar comportamento da subvariante em questão.

Orientação a pessoas com sintomas de Covid-19 3p3z5v

A orientação dos pesquisadores é que pessoas com sintomas característicos da Covid-19 procurem o serviço de saúde para serem testados.

Os especialistas dizem que a Eris não representa uma ameaça substancial, até o momento não mais do que qualquer uma das outras variantes da doença que circulam atualmente.

A OMS afirmou através de comunicado que com base em evidências disponíveis “o risco para a saúde pública representado pela EG.5 é avaliado como baixo em nível global”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 6i3p2o

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças t5w3t

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 41z5g

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 3d284l

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...