Brasil decide fechar fronteiras aéreas para seis países para conter nova variante da Covid-19 i4t3c

A decisão abrange ageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue; preocupação é nova cepa ser mais transmissível e resistente as vacinas 1k413q

Após uma nova variante do coronavírus, chamada Ômicron, ser descoberta na África e gerar preocupação dos governos, o Brasil decidiu seguir a orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e restringir voos de países africanos com surto da cepa. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (26), pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, na internet.

Brasil segue recomendação da Anvisa e restringe voos oriundos da Africa  – Foto: Internet/Divulgação/NDBrasil segue recomendação da Anvisa e restringe voos oriundos da Africa  – Foto: Internet/Divulgação/ND

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã [sábado, 27] e deverá vigorar a partir de segunda-feira [29]”, publicou o ministro.

A decisão abrange ageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue e foi tomada pelo grupo interministerial formado pelas pastas da Saúde, Casa Civil, Justiça e Infraestrutura.

Recomendações da Anvisa 14372p

A Anvisa recomendou a suspensão imediata dos voos procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue e a suspensão, em caráter temporário, da autorização de desembarque no Brasil de viajantes estrangeiros com agem por esses países nos últimos 14 dias.

A Agência ainda faz a recomendação de quarentena, logo após o desembarque no Brasil, para viajantes brasileiros e seus acompanhantes legais, com origem ou histórico de agem pelas seis nações nos últimos 14 dias que antecedem a entrada no País.

O órgão também pontua que os critérios para implantação e monitoramento da quarentena de viajantes em território brasileiro não estão sob a competência da agência. “(…) devendo a operacionalização para cumprimento efetivo da medida ser, previamente, disciplinada pelo Ministério da Saúde em colaboração com as autoridades de saúde estaduais e municipais”, acrescenta.

“Até que as medidas restritivas sugeridas nesta Nota Técnica sejam implementadas, a Agência recomenda que seja reforçado o monitoramento, por parte das autoridades de saúde, de viajantes procedentes dos países citados, com desembarque no Brasil”, ressalta a nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Nova cepa 6c3w5v

A cepa Omicron foi detectada pela primeira vez na África do Sul. Na sexta-feira (26), a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a variante como “preocupante”. O Ministério da Saúde do Brasil também emitiu alerta sobre a nova mutação.

O temor de especialistas é a possibilidade de uma cepa ainda mais transmissível e que possa escapar da proteção oferecida pelas vacinas existentes até o momento.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Coronavírus 6g4q7

Coronavírus

Pais que recusaram vacina são obrigados a vacinar filhos e pagar multa em SC 1j6p3x

Moradores de Schroeder se recusaram a vacinar as crianças sem justificativa médica, segundo o Minist ...

Coronavírus

Covid-19: Dive começa distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde 3tg3u

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina começou a distribuição de novas do ...

Coronavírus

Após três meses, Santa Catarina recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 2z186r

Desde julho, o Estado não recebia vacinas para o público infantil, enquanto outras doses venceram em ...

Coronavírus

Falta de vacinas: 65% das cidades do Brasil relatam estoque crítico 1g224k

Paulo Alceu: "isso preocupa, pois a falta de vacina é a porta para o retorno de doenças erradicadas. ...

Coronavírus

Santa Catarina registra primeiros casos da nova variante do coronavírus 3f2q30

Santa Catarina confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, que foram registrados n ...