Mesmo associado à desinibição e a sensação de aumento do desejo sexual, o consumo de bebidas alcoólicas pode ter o efeito contrário e até prejudicar o desempenho sexual tanto dos homens quanto das mulheres.

Veja 4 consequências da bebida alcoólica na sua vida sexual: 1l5927
1. Queda na libido 4i1655
O álcool, em doses elevadas, atua como uma espécie de inibidor no sistema nervoso central, diminuindo a produção de hormônios sexuais como a testosterona e o estrogênio, essenciais para o desejo sexual.
Essa queda hormonal pode levar à falta de apetite sexual, tanto para homens quanto para mulheres.
2. Dificuldades na ereção 5y1c3d
No caso dos homens, o álcool pode dificultar – ou até mesmo impedir – a ereção, um problema conhecido como disfunção erétil. Isso ocorre porque o álcool relaxa os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue para o pênis.
3. Atraso no orgasmo 6w626h
Tanto para homens quanto para mulheres, o álcool pode retardar ou até mesmo impedir o orgasmo. Isso porque ele interfere na comunicação entre os nervos e os músculos genitais, dificultando a sensação de prazer e a contração muscular necessária para o clímax.
4. Problemas de lubrificação i675t
Nas mulheres, a bebida alcoólica pode causar ressecamento vaginal, dificultando a lubrificação natural e tornando a relação sexual dolorosa.

Além dos efeitos físicos, a bebida alcoólica também pode prejudicar o desempenho sexual de forma psicológica – então mesmo aquele ‘copinho’ que parece inofensivo, pode causar:
- Aumento da ansiedade: o álcool pode aumentar a ansiedade e o nervosismo, dificultando o relaxamento necessário para uma relação sexual prazerosa.
- Diminuição da coordenação motora: a ingestão excessiva de bebida alcoólica pode afetar a coordenação motora, tornando os movimentos durante a relação sexual mais desajeitados e menos prazerosos.
- Julgamento prejudicado: o álcool pode levar a um julgamento prejudicado, aumentando o risco de comportamentos sexuais de risco, como sexo desprotegido.

Segundo o Cisa (Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool) outra consequência do consumo de bebida alcóolica é a diminuição da fertilidade de homens e mulheres, o que pode atrapalhar pessoas que ainda pretendem ter filhos.