Estudo de Harvard mostra que arroz branco pode ser ‘muito arriscado’ para algumas pessoas 6f563l

Estudo feito por Harvard mostra que o arroz branco pode ser prejudicial para quem tem diabetes 3a41

Um novo estudo de Harvard, uma das maiores e melhores universidades do mundo, tem dado o que falar. Isto porque os cientistas descobriram que o arroz branco pode ser muito prejudicial para quem tem diabetes, e o feito tem assustado a população.

Arroz branco pode ser prejudicial Arroz branco pode ser prejudicial, e muito – Foto: Divulgação/Freepik/ND

O estudo foi dividido em quatro grupos que examinaram diferentes pessoas na Ásia e no Ocidente, totalizando mais de 350 mil pessoas ao longo de até 22 anos.

Na pesquisa, descobriu-se que asiáticos (como chineses e japoneses) com alto consumo de arroz branco (três a quatro porções por dia) têm 55% mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles com baixo consumo.

Arroz branco e os ocidentais 4l233m

Em contraste, nas populações ocidentais (com uma a duas porções por semana), o aumento no risco é menor, apenas 12%.

“Uma porção de arroz branco tem praticamente o mesmo impacto que consumir açúcar de mesa puro. Causa um aumento rápido e alto no açúcar no sangue”, diz o artigo.

A análise geral indica que para cada porção diária extra de arroz branco, o risco de diabetes tipo 2 aumenta em 11%. Esses achados destacam a possível relação entre o consumo de arroz branco e o risco de diabetes, com diferenças significativas entre populações asiáticas e ocidentais.

“Optar por fontes saudáveis de carboidratos pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. Além disso, está relacionado com um menor risco de doenças cardíacas e de certos tipos de cancro”, diz a publicação.

Como conclusão, os cientistas descobriram que comer muito arroz branco está ligado a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2, especialmente em pessoas asiáticas, como chinesas e japonesas.

O que é diabetes tipo 2? 3w3j3n

A diabetes tipo 2 é uma condição em que o corpo não consegue usar a insulina de maneira eficaz para controlar os níveis de glicose no sangue. A insulina é uma hormona que ajuda as células a absorverem a glicose para usá-la como fonte de energia.

Com a diabetes tipo 2, as células tornam-se resistentes à ação da insulina, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Essa condição pode levar a problemas de saúde sérios, afetando órgãos como coração, olhos, rins e nervos.

Arroz branco pode gerar diabetes tipo 2 Essa condição pode levar a problemas de saúde sérios, afetando órgãos como coração, olhos, rins e nervos.  – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Fatores como dieta, estilo de vida sedentário e predisposição genética estão associados ao desenvolvimento da diabetes tipo 2. O tratamento frequentemente envolve mudanças na dieta, exercícios e, em alguns casos, medicamentos.

Substitutos para o arroz branco 4x3w6z

Importante fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais, o arroz branco pode ser substituído por alguns alimentos que podem fornecer energia e nutrientes essenciais para o nosso organismo. Listamos alguns desses alimentos abaixo:

  • Quinoa;
  • Aveia;
  • Trigo integral (cuscuz);
  • Canjica salgada;
  • Milho (grãos e farinha);
  • Soja;
  • Cevada;
  • Batata (baroa, doce, inglesa e yacon);
  • Arroz de “brócolis” ou “couve-flor” (legumes triturados no processador);
  • Macarrão integral.

Ao optar por substituir o arroz branco, é importante garantir um equilíbrio nutricional adequado para manter uma alimentação saudável e diversificada.

Entretanto, é aconselhado evitar a substituição total do arroz branco na dieta, uma vez que esse grão, além de oferecer um elevado teor de nutrientes, desempenha um papel significativo em nossa cultura e na culinária brasileira.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Jovem paralisada após cheirar pimenta garante home care na Justiça 4jv5d

Thaís Medeiros sofreu uma grave reação alérgica em 2023, durante um almoço na casa do namorado

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 6i3p2o

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças t5w3t

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 41z5g

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...