Aparecimento de escorpiões-amarelos faz cidade de SC convocar população para reunião 2k6j2g

Prefeitura de Gravatal, no Sul do estado, vai promover um encontro para falar dos riscos da espécie na quarta-feira (7) 12s35

Imagem de um dos escorpiões-amarelosO escorpião-amarelo é uma espécie venenosa e traz riscos à população – Foto: Reprodução/ND

O aparecimento de escorpiões-amarelos fez a Prefeitura de Gravatal, no Sul de Santa Catarina, convocar uma reunião aberta à população. Essa espécie é considerada a mais venenosa da América do Sul. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores, às 19h, nesta quarta-feira (7).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Gravatal, a reunião deve contar com a participação de especialistas da Gerência Regional de Saúde de Tubarão. Esses profissionais devem tratar informações técnicas e orientações práticas sobre prevenção de acidentes e controle da proliferação dos escorpiões-amarelos.

A ação ocorre diante do aumento significativo no número de escorpiões-amarelos encontrados no município. Entre janeiro e abril de 2025, 17 animais foram localizados. Esse número representa mais da metade dos casos registrados entre 2019 e 2024, quando 26 escorpiões foram identificados.

Varreduras foram intensificadas na cidade 4x5q1x

As varreduras da Vigilância Epidemiológica foram intensificadas, especialmente no bairro Termas, após denúncias da população sobre o aparecimento dos escorpiões-amarelos.

“Antes, as varreduras eram realizadas a cada seis meses. Com o aumento das denúncias, amos a atuar semanalmente. Muitas pessoas recorrem ao uso de inseticidas, o que não é recomendado, já que os escorpiões se escondem e retornam. Durante as chuvas, também se abrigam em tubulações. Acreditamos que a espécie chega a novas áreas por meio do transporte em veículos, como caminhões. A fêmea não precisa do macho para se reproduzir e pode gerar até 17 filhotes sozinha”, explica Rafaela Zanelato Fernandes, técnica da Vigilância Epidemiológica.

Foto de um escorpião-amareloEscorpião-amarelo, espécie encontrada em casa de Braço do Norte, também no Sul de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Prefeitura de Braço do Norte/ND

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3642-2844. A equipe realiza inspeções nos locais indicados, com foco na eliminação de focos e na orientação dos moradores. Em 2025, não foi registrado nenhum acidente com o animal, apenas em 2021, mas a vítima não teve complicações.

Recomendações contra os escorpiões-amarelos 5d3j65

  • Agite roupas e calçados antes de usá-los;
  • Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres;
  • Use calçados e luvas ao mexer no jardim ou em locais com entulhos;
  • Afaste camas e móveis das paredes e evite roupas no chão;
  • Mantenha ralos do banheiro e da cozinha sempre fechados;
  • Evite pendurar roupas em portas e paredes.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Criciúma e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 6514h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 41z5g

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 3d284l

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 2k1h3e

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...