“Não é solução proibir”, defende vereadora sobre corridas de moto por aplicativo em SP 581e43

Renata Falzoni, presidente da subcomissão para regulamentar corridas de moto por aplicativo, quer texto com foco em segurança 2641v

Renata Falzoni e corridas de moto por aplicativoPresidente da subcomissão do tema defende regulamentar corridas de moto por aplicativo – Foto: Douglas Ferreira/Rede Câmara SP/ND

A presidente da subcomissão de Regulamentação do Mototáxi da Câmara de São Paulo, vereadora Renata Falzoni (PSB), defende que o serviço de corridas de moto por aplicativo seja permitido no município, mas com foco em segurança. Atualmente, a modalidade é proibida por decreto municipal e alvo de batalha judicial entre prefeitura e empresas de tecnologia.

“Permitir mototáxi sem regulamentação não é solução e também não é solução proibir, simplesmente. A gente não pode tapar o sol com uma peneira”, afirma a parlamentar. A subcomissão, que funciona dentro da comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica (Econ), foi instalada no início de abril e vem ouvindo as partes envolvidas e especialistas.

Na quarta-feira (21), participaram profissionais de diferentes áreas da saúde, que trouxeram os impactos dos acidentes com motocicletas na rede pública e privada. “Na minha visão, e sempre defendi isso, a única solução será regulamentar a atividade, com foco em segurança. Garantir as mesmas regras para qualquer operadora, empresa ou aplicativo. Fiscalizar e penalizar infratores.”

Corridas de moto por aplicativo 313o3p

Na decisão judicial que derrubou a liminar obtida pelas empresas Uber e 99 para oferecerem o serviço de corridas de moto por aplicativo, o desembargador Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, cobrou a regulamentação por parte da prefeitura.

Serviços como Uber Moto e 99 Moto são proibidos por decreto municipal de São Paulo, mas Câmara de Vereadores estuda regulamentação – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/NDServiços como Uber Moto e 99 Moto são proibidos por decreto municipal de São Paulo, mas Câmara de Vereadores estuda regulamentação – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/ND

O executivo municipal tem defendido ao longo dos anos a proibição total das corridas de moto por aplicativo, alegando o impacto no número de mortes no trânsito. Diante das cobranças do judiciário, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem itido algum tipo de regulamentação, e tem seu projeto de lei favorito na Câmara.

É o PL nº 31/2025, de autoria do vereador Marcelo Messias (MDB). Ele prevê que a proibição dure até que os índices de mortalidade no trânsito atinjam 4,5 por 100 mil habitantes. Hoje estão em 7,2 de mortes por 100 mil habitantes.

A Casa, porém, tem outras propostas em tramitação, como o PL nº 17/2025, dos vereadores Lucas Pavanato (PL) e Kenji Ito (Podemos), que prevê a liberação imediato do serviço de corridas de moto por aplicativo para transporte de ageiros, mediante regras para empresas, veículos e motoristas.

Renata Falzoni (PSB) acredita que a regulamentação precisa ter dois focos: salvar vidas e manter a atividade econômica dos motociclistas. “Na minha visão é a única solução para isso: criar e fiscalizar regras de uso do sistema. O transporte por ageiros em moto é usado há décadas em todo o Brasil, especialmente em lugares em que o transporte coletivo não chega”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 442p43

Política

Veja a íntegra da entrevista do presidente do Partido Novo ao ND Mais 81s2v

Zema, ampliação, combate aos “abusos do Judiciário” e aposta em Santa Catarina: os próximos os d ...

Ataques de 8 de janeiro

Qual foi a ‘cagada’ de Gonet? Entenda o comentário do procurador-geral que gerou risadas no STF 1g5x4g

Procurador-geral da República soltou comentário sem perceber que microfone estava ligado durante dep ...

Política

Vem aí? Contingenciamento de R$ 31,3 bilhões acende alerta na educação sobre novos cortes 6g4p2z

O detalhamento das áreas afetadas pelo contingenciamento ainda será divulgado, mas a área costuma se ...

Política

Partido Novo de olho no governo de SC: ‘Adriano Silva colocou ville no mapa outra vez’ 4f3u69

Prefeito de ville pode ser aposta do Partido Novo para liderar Santa Catarina em 2026, diz presi ...

Política

O que tinha na carta ao Lula entregue por Eduardo Suplicy? 1i2r3z

Deputado estadual entregou carta ao Lula e a ministros durante evento que presidente participou em S ...