Quem é Ingrid Sateré Mawé, primeira indígena eleita vereadora de Florianópolis 371750

Duas mulheres indígenas já aram pela Câmara de Vereadores de Florianópolis em mandatos coletivos, que não são reconhecidos pela lei eleitoral 5y2n5h

Ingrid Sateré Mawé (PSOL) foi eleita, neste domingo (6), vereadora de Florianópolis a partir de 2025. Com 3.430 votos, ela foi eleita pela média e é a primeira mulher indígena a ocupar formalmente uma cadeira na Câmara de Vereadores da Capital.

Ingrid Sateré Mawé, primeira indígena formalmente eleita vereadora em Florianópolis, foto mostra Indrid com cocar com penas azuis, brincos compridos de franja e uma blusa estampada, com um braço para cimaIngrid é a primeira vereadora indígena formalmente eleita em Florianópolis – Foto: Ingrid Sateré Mawé/Divulgação/ND

Natural de Manaus, no Amazonas, Ingrid mora há 17 anos em Santa Catarina já foi candidata ao cargo de governadora do Estado em 2018, pelo PSTU. Conforme o site da política, ela é professora, bióloga, mãe de três filhos e portadora de fibromialgia.

Nas redes sociais, Ingrid levanta as bandeiras do direito das mulheres, preservação do meio ambiente e cuidado com Florianópolis. Mãe de três filhos, Ingrid se declara como pansexual e afirma que defende uma política de drogas focada na redução de danos e em defesa dos direitos reprodutivos.

Mulheres indígenas já foram vereadoras de Florianópolis em mandatos coletivos 6x4c2j

Duas mulheres indígenas já ocuparam assentos na Câmara de Vereadores de Florianópolis: Joziléia Daniza Jagso Schild e Janaina Barbosa Rodrigues. Ambas participaram de um mandato coletivo de vereadores que se elegeu em 2020 em Santa Catarina.

Joziléia fazia parte do Coletiva Bem Viver, formado por cinco mulheres eleitas em 2020 no primeiro mandato coletivo da Capital.

No entanto, o grupo se desmanchou e outra mulher indígena, Janaina Barbosa Rodrigues, ou a integrar o mandato, chamado Mandata Bem Viver. Janaina atua como covereadora de Florianópolis até dezembro de 2024.

No entanto, a Câmara de Vereadores informou que o cargo das covereadoras não era reconhecido pelo TSE. Hoje, a lei eleitoral permite que apenas o registro de um nome por candidatura e que na urna apareça somente o nome e foto de um integrante.

Nesse caso, a integrante que ocupa o nome da candidatura e a foto na urna é a mestre em istração Pública Cíntia Mendonça.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 443821

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno 4jq6k

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 1a476o

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 1n64h

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 1i1d4t

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres t602a

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...