Carla Ayres (PT) tomou posse como a mais recente deputada federal de Santa Catarina nesta quarta-feira (26). A parlamentar permanecerá no cargo pelo prazo de 120 dias, em substituição ao deputado Pedro Uczai (PT).

A posse não mudou os planos da parlamentar, que já anunciou sua pré-candidatura à reeleição como vereadora em Florianópolis nas Eleições 2024. Em seu discurso, Carla Ayres destacou o fato da capital catarinense ter sido a única capital brasileira sem representantes na Câmara Federal.
“Nesta legislatura, Florianópolis foi a única capital brasileira sem representantes nesta casa e meu compromisso nos próximos dias é também representar republicanamente estes mais de 1 milhão e meio de catarinenses dessa região”, destacou Carla Ayres.
Ayres reforçou o compromisso com a defesa da democracia, da região da Grande Florianópolis e com os valores defendidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Assumo com o compromisso de lutar pela nossa região e por todos os valores que o PT defende,” afirmou.

Primeira mulher suplente da federação Brasil da Esperança 6n6a2
Carla Ayres (PT) recebeu 39.609 votos nas Eleições de 2022, tornando-se a primeira suplente da federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Em trecho de seu discurso, ela afirmou que vai assegurar os direitos civis e contribuir para a harmonia entre os poderes para o bem da população.
“Somente assim poderemos recuperar o nível de confiança da opinião pública junto a este Parlamento. Floripa voltou à Casa do Povo pela voz de uma mulher e essa voz jamais será licenciada por aqueles que tentam atacar nossas vidas e nossos direitos”, disse Ayres.
Carla Ayres foi a primeira vereadora assumidamente lésbica de Florianópolis 3b4h6g
Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde os 16 anos de idade, Carla Ayres é formada em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Maringá. Ela possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente, está cursando istração Pública na UDESC. Desde a adolescência, atuou em movimentos sociais ligados à pauta feminista e LGBTQIAPN+. Em 2020, tornou-se a primeira vereadora assumidamente lésbica eleita na história de Florianópolis.
Na Câmara Municipal, a parlamentar presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero e atualmente preside a Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Carla também foi designada como primeira Procuradora Especial da Mulher durante o segundo semestre de 2023.
EMPOSSADA!⭐️🇧🇷
Acabo de tomar posse como deputada federal. Muito obrigada pelos 39609 votos que me fizeram chegar até aqui. Obrigada ao companheiro @uczai pela oportunidade e a todas as pessoas que vibraram muito por esse momento. pic.twitter.com/lmOL5emiSV— Carla Ayres (@carlaayres) June 26, 2024