Petrolândia, em SC, elege novo prefeito e dá lição de cidadania para o mundo 551du

Com uma diferença de apenas 16 votos, Irone Duarte (PP) vai assumir o comando da cidade; eleição também mostrou a segurança das urnas eletrônicas para observdores internacionais 576u61

Petrolândia viveu um domingo (13) diferente de quase todas as outras cidades do Brasil, já que a população precisou voltar às urnas menos de um ano depois da eleição para, novamente, eleger um prefeito e um vice-prefeito para a cidade até 2024. E a decisão foi por 16 votos.

Moradores comparecem para escolher o novo prefeito de Petrolândia na manhã deste domingo (13) – Foto: João Victor Góes/NDMoradores comparecem para escolher o novo prefeito de Petrolândia na manhã deste domingo (13) – Foto: João Victor Góes/ND

Além disso, a presença inédita de observadores internacionais e a primeira auditoria realizada em um pleito suplementar representam aporte para segurança das urnas eletrônicas e as eleições brasileiras.

Irone Duarte (PP) e Egon Weber (PSD) foram eleitos com 2.195 votos, o equivalente a 47,98% dos votos válidos. O candidato eleito entrou na disputa depois que Rogério Domingos (PP), que foi eleito em 2020 mas teve o registro de candidatura indeferido por falta de documentos, desistiu de concorrer à eleição suplementar.

A dupla superou a chapa encabeçada pela vereadora e atual prefeita interina da cidade, Angela Adriana Krindges (MDB), a “Hiti”, e que tinha Jair Marinho Neto (MDB) como vice. Os dois  receberam 2.179 votos, ou 47,63% dos votos válidos.

Em terceiro lugar ficaram Edson Silva Padilha (Podemos) e Amarildo Custodio (Podemos). Os dois tiveram 201 votos – 4,39%. Padilha também havia disputado a eleição em 2020 e havia perdido para Rogério Domingos.

Candidatos, Petrolândia, eleições, Prefeito de Petrolândia – Foto: João Victor Góes/NDCandidatos, Petrolândia, eleições, Prefeito de Petrolândia – Foto: João Victor Góes/ND

Mais que a eleição 6m452t

Próximo das eleições de 2022, não é exagero dizer que a importância do pleito em Petrolândia é de proporção nacional. Além da escolha dos novos es da cidade, a eleição suplementar do municípios foi de grande importância não apenas para os petrolandenses, mas para todo o país, já que o pleito serviu de vitrine internacional para a lisura do processo eleitoral eletrônico brasileiro.

Desde quinta-feira (10) um grupo de observadores internacionais que integram as ONGs (Organizações Não Governamentais) Transparencia Electoral e Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) acompanharam todo o o a o da realização da eleição em Petrolândia.

Auditoria pode ser acompanhada e também é transmitida ao vivo – Foto: João Victor Góes/NDAuditoria pode ser acompanhada e também é transmitida ao vivo – Foto: João Victor Góes/ND

Entre as especialistas que vieram ao Brasil está Ann Miller Ravel. A norte-americana, moradora da Califórnia, já integrou a FEC (Comissão Eleitoral Federal) dos Estados Unidos, sendo indicada pelo ex-presidente Barack Obama e com apoio unânime do senado norte-americano. Também é professora de Direito na Universidade da Califórnia e já foi candidata à senadora.

Em entrevista ao Grupo ND, Ravel contou que está impressionada com o sistema de votação eletrônica no Brasil. Ela destacou principalmente a agilidade, rapidez e segurança do processo – garantida pelo sistema de auditoria realizada pelo TRE, e considerou um exemplo . “Vou levar essa ideia para onde eu for. Serve como exemplo para os países com voto em cédula”, classificou a pesquisadora.

Dia tranquilo 2i2q50

Apesar da temperatura marcando 12ºC e o tempo fechado, a maioria dos 5.5189 eleitores de Petrolândia compareceu às urnas para exercer o direito ao voto, principalmente no período da manhã.

Os três candidatos também decidiram votar no período matutino, assim como os aposentados Judite Capistrano Viggers, de 70 anos, e o marido Maurino ner, de 79, que votaram na Educação Básica Hermes Fontes.

“A votação foi bem organizada. O pessoal está muito consciente sobre o que está acontecendo nos dias de hoje”, avaliou Judite. ner também elogiou a rapidez da votação, mas criticou o fato de precisarem repetir o pleito. “É falta de bom senso”.

Lenita Popeng Schwambach, 52 anos, não concorda com a realização da eleição suplementar – Foto: João Victor Góes/NDLenita Popeng Schwambach, 52 anos, não concorda com a realização da eleição suplementar – Foto: João Victor Góes/ND

Apesar da população ter escolhido representantes em 2020, quando todo o país ou por eleições municipais, o prefeito e vice-prefeito eleitos tiveram os registros indeferidos. Rogério Domingos (PP), o Déio, e Selmo Klauberg (PSD) não apresentaram o documento comprovando a inexistência de processos dentro do prazo estabelecido.

A agricultora Lenita Popeng Schwambach, de 52 anos, optou por votar no período da tarde. Segundo ela, apesar da agilidade no momento da votação, a necessidade da eleição suplementar durante a pandemia da Covid-19 era uma situação evitável.

“Os candidatos deveriam ser menos omissos e mandar a documentação correta para que a população não precise se deslocar durante a pandemia, mais uma vez”, completou.

Integridade certificada 2f34m

Logo que a votação foi encerrada, às 17h, também foi finalizado o teste de integridade da urna eletrônica. O processo havia começado no sábado (12) com o sorteio das urnas a serem auditadas e a votação simulada.

Para o presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Fernando Carioni, a auditoria foi como o esperado: mostrou que as urnas são seguras e que não há porque se preocupar com a integridade dos dados.

“A auditoria foi perfeita, tanto que demonstrou a realidade do que é a urna eleitoral. A quantidade de votos foi exatamente o que foi apurado pela equipe da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que demonstruu que não há condição de prática de qualquer tipo de fraude, é uma urna segura que demonstra fielmente a vontade do eleitor brasileiro”, concluiu.

Veja o que disse o presidente do TRE-SC sobre a segurança das urnas eletrônicas: 2z736s

Presidente do TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Fernando Carioni. – Vídeo: João Victor Góes/ND

Já a conclusão dos observadores ainda deve levar algum tempo, Agora ele svão reunir todos os dados coletados durante a eleição de Petrolândia e produzir um relatório, que deve ser entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nos próximos meses.

Diplomação e posse 3e65d

Com a proclamação do resultado da eleição, o TRE-SC vai definir a data da diplomação dos eleitos, o que segundo o calendário eleitoral deve ocorrer até o dia 1º de julho, e também a posse. Até lá, a cidade de Petrolândia segue sob o comando da prefeita interina, Angela Adriana Krindges (MDB), que depois retorna ao cargo de vereadora.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Eleições 2020 s6g6r

Eleições 2020

Guia Eleitoral: Como Alistar, Transferir e Regularizar seu Título de Eleitor 232t2n

Caro eleitor, preparamos informações cruciais sobre os procedimentos de alistamento, transferência e ...

Eleições 2020

Ari Vequi é notificado e deixa oficialmente prefeitura de Brusque após cassação 4k401j

Chapa Ari Vequi e Gilmar Doerner (DC) foi cassada na última semana após TSE entender que houve inter ...

Eleições 2020

Na reta final da campanha, candidatos participam de debate da NDTV 1r5856

Encontro vai privilegiar o enfrentamento de ideias entre os concorrentes e será transmitido a partir ...

Eleições 2020

Tribunal Regional Eleitoral cassa mandato de vereador de Blumenau; saiba motivo 6vu3o

Partido foi condenado por lançar candidaturas femininas fictícias nas Eleições de 2020

Eleições 2020

Segurança das eleições é garantida, diz presidente do TRE-SC em Petrolândia; veja vídeo 6hkp

Desembargador Fernanco Carioni também preside a Comissão de Auditoria e Funcionamento das Urnas e ac ...