O secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, deputado federal Ricardo Guidi, anunciou que estão sendo agilizadas nomeações de 150 novos servidores para acelerar processos de licenças ambientais em todo o Estado. Estes funcionários vão atuar no Instituto do Meio Ambiente (IMA-105) e Secretaria Estadual (Sema-45).

Mais de 3.000 processos de outorga de água em várias regiões do Estado aguardam manifestação do IMA. São pedidos para capitação e distribuição de água para consumo, para agricultura, para indústria.
A média de liberação destas licenças tem sido de mais de um ano. Com os novos técnicos o prazo será reduzido para apenas 60 dias.
Outros pedidos de instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) arrastam-se há muito tempo pelos órgãos estaduais. A prioridade agora será de reduzir de 540 dias para 60 dias a análise dos pedidos.
Estudos da Secretaria do Meio Ambiente revelam que em Santa Catarina estão represados hoje projetos econômicos que totalizam mais de 20 bilhões de reais.
Se autorizados, gerariam 60.000 novos empregos e trariam lucro bilionário para o Estado. O deputado Ricardo Guidi estima um retorno de mais de um bilhão de reais em impostos para o poder público, para um custo ao Estado de apenas 30 milhões de reais.
O processo de issão de novos técnicos e servidores está em andamento no IMA e a contratação de ACTs, mediante processo seletivo, vai começar em fevereiro.
Ricardo Guidi, filiado há 10 anos no PSD, confirma no acordo político com Jorge Bornhausen, Júlio Garcia e Gilberto Kassab, de que o candidato a prefeito será o que liderar as pesquisas em Criciúma. E conta com o respaldo, já declarado, do governador Jorginho Mello e do PL.