Fraudes no INSS: Damares pede à PGR impeachment de Carlos Lupi, ministro da Previdência 4a46x

Senadora afirma que ministro da Previdência Social foi omisso e "contribuiu para que a fraude fosse continuada" 56522u

fraudes no INSSDamares apresenta à PGR pedido de impeachment de Lupi após fraudes no INSS – Foto: Fabio RodriguesPozzebom/Valter Campanato/Agência Brasil/ND

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou nesta terça-feira (29), uma representação junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) pedindo o impeachment do ministro da Previdência, Carlos Lupi. A ministra alega que o ministro se omitiu diante das fraudes no INSS e dos desvios no pagamento de aposentadorias.

Segundo a senadora, Lupi teria cometido crime de responsabilidade por ter recebido as denúncias e supostamente ignorado.

Na segunda-feira, 28, na abertura da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, Lupi se defendeu das acusações de que teria se omitido diante das fraudes no INSS.

Disse que, após ter sido comunicado de possíveis desvios nas aposentadorias, pediu que o INSS realizasse uma auditoria, que ficou pronta somente em 6 de setembro de 2024. Lupi reclamou da demora e disse que demitiu um servidor do instituto justamente pela morosidade.

Carlos Lupi teria levado um ano para tomar providências das fraudes no INSS 501f6m

No último fim de semana, foi revelado que o ministro levou quase um ano para tomar as primeiras providências sobre o aumento de descontos não autorizados em aposentadorias. A informação foi confirmada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Damares usou as informações publicadas na imprensa para fundamentar seu pedido junto à PGR. Alegou que as atas de reuniões do Conselho Nacional de Previdência Social indicam que ele foi avisado sobre os descontos irregulares em folha ainda em junho de 2023, e que teve ao menos outras duas oportunidades de pautar a denúncia para apuração.

Carlos Lupi participa de comissão da previdência – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/NDCarlos Lupi participa de comissão da previdência – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/ND

“Com a conduta de ignorar os alertas sobre o grande volume de descontos não autorizados, o denunciado (Lupi) contribuiu para que a fraude fosse continuada e seu potencial lesivo ganhasse contornos superlativos, com prejuízo último aos cofres públicos”, afirmou a senadora.

“Não é crível que um ministro de Estado, que tem sob seu comando um dos maiores mecanismos de pagamentos de benefícios do mundo, o INSS, saber que tal autarquia sob sua responsabilidade é alvo de tão graves denúncias e ficar inerte”, argumentou Damares.

Cabe à PGR analisar se apresenta ou não denúncia contra Lupi a partir das informações fornecidas pela senadora.

A Procuradoria-Geral pode tanto não receber o pedido (ou seja, rejeitá-lo sem nem menos analisar os argumentos) quanto pedir a manifestação das partes antes de decidir se apresenta ou não uma denúncia.

*Com informações de Estadão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Fraude no INSS 374053

Fraude no INSS

INSS libera consulta para checar valores de descontos indevidos; veja o a o 6y6e2v

Beneficiários podem conferir online o valor da devolução dos descontos indevidos (feitos em abril) e ...

Fraude no INSS

Carrão de luxo apreendido com ‘Careca do INSS’ estava no nome de esposa de ministro 1d2440

Ministro diz que carro foi presente do sogro à esposa e vendido depois a empresa ligada ao lobista i ...

Fraude no INSS

FOTOS: Carros de luxo do ‘Careca do INSS’ somam pelo menos R$ 3,6 mi 76p6l

PF divulgou imagens dos carros de luxo ligados a suposto operador de fraude no INSS; entre os modelo ...

Fraude no INSS

Câmara articula votação de urgência para suspender descontos no INSS yz48

Projeto propõe impedir descontos automáticos nos benefícios de aposentados e pensionistas e pode ser ...