Paulo Cesar da Luz

[email protected] Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, traz para a coluna uma análise detalhada sobre os movimentos da política nacional e os bastidores do poder.


Deputados tentam salvar Jair Bolsonaro com proposta de mudança do Código Penal 2r206

As matérias que tramitam na Câmara pretendem revogar dois crimes que ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado contra a democracia 44642k

Apoiadores de Jair Bolsonaro, deputados federais apresentam projetos de lei para salvar o ex-presidente em processo que corre no STF. As propostas foram protocoladas nesta segunda-feira (12), na Câmara.

O projeto de lei do deputado Alberto Fraga (PL-DF), apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL),  quer revogar dois Artigos do Código Penal para beneficiar o político.

O primeiro Artigo a ser revogado na proposta é o 359-L, que trata do crime de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O segundo que pode ser suprimido é o Artigo 359-M, que diz respeito ao crime de Golpe de Estado.

Jair BolsonaroDeputado Alberto Fraga apresentou projeto com uma página para revogar lei federal – Foto: Vinicius Loures/Câmara/ND

Na justificativa, o deputado proponente afirma que as regras precisam ser mais discutidas com a sociedade e que as ferramentas legais estariam sendo usadas para perseguição política.

Outra matéria que pede a sustação dos dois crimes que compõem o Código Penal, é de autoria do deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN). Como justificativa, o parlamentar cita que os crimes previstos “impõem restrições desproporcionais à liberdade de expressão “.

Jair BolsonaroSargento Gonçalves defende que é essencial distinguir manifestações políticas legítimas de atos de depredação e vandalismo – Foto: Mário Agra/Câmara/ND

O texto também tem registro de protocolo nesta segunda-feira (12). Enquanto o projeto de lei de autoria de Alberto Fraga conta com apenas uma página, o do Sargento Gonçalves possui cinco folhas.

Ambas as matérias deixam claro nas justificativas, a intenção de prejudicar o andamento do processo que apura as responsabilidades e participação nos atos antidemocráticos no segundo turno das eleições de 2024 e que ganharam força, em 08 de janeiro de 2025.

Se os textos forem acatados pela Câmara e seguir tramitação natural, com possível aprovação, o objetivo final seria beneficiar os 34 indiciados na ação penal que corre no STF e automaticamente salvaria o ex-presidente Jair Bolsonaro de uma possível condenação nesses dois crimes.

Os dois crimes aram a integrar o Código Penal em 2021, quando foram inseridos nas legislação. Como as matérias foram apresentadas apenas nesta semana, há necessidade de validar os textos na Comissão de Constituição e Justiça, que poderá ou não itir a tramitação.

Jair BolsonaroAcusações contra Bolsonaro incluem golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado democrático de direito – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jair Bolsonaro réu 2i4p3y

No dia 26 de março, a Primeira Turma do STF votou e por unanimidade tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por suposta tentativa de golpe de estado.

Ele é acusado de liderar os movimentos que teriam resultado nas investidas contra o sistema democrático e que tiveram início nas ações durante o segundo turno das eleições presidenciais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Paulo Cesar da Luz 2o5d6h

Paulo Cesar da Luz

‘Para um ex, isso não tem preço’, diz Jair Bolsonaro durante Marcha para Prefeitos 601d6p

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou não ter obsessão pelo poder, mas disse sentir saudade da pres ...

Paulo Cesar da Luz

Operação da Polícia Federal na fraude do INSS pode resultar no desabastecimento de canabidiol 6b5h5z

O alerta foi feito no Senado após confirmação que um dos carros apreendidos na operação da Polícia F ...

Paulo Cesar da Luz

Deputado federal Pastor Sargento Isidório leva boneca para Plenário da Câmara em tom de ironia 2b4d2z

Em apelo às crianças abandonadas e que am fome, Pastor Sargento Isidório defendeu que os donos ...

Paulo Cesar da Luz

Senador Cleitinho tenta dar ‘carteiraço’ na PF durante apreensão de veículos do Careca do INSS 1pb58

Produtor de conteúdo, Cleitinho tentou ar a garagem onde os veículos foram localizados e ao rec ...