A campanha das eleições de 2022 começou oficialmente nesta terça-feira (16) e, com isso, os 12 candidatos à Presidência de República iniciaram suas agendas políticas.

Ciro Gomes (PDT):
O candidato do PDT (Partido Democrático Trabalhista) iniciou seu primeiro dia de campanha às 7h, com uma caminhada em Guaianases, em São Paulo, e conversando com a população.
Constituinte Eymael (DC):
O candidato pela sexta vez à Presidência, que alterou seu nome nas urnas neste ano, cumpriu agenda interna na sede de seu partido, o Democracia Cristã (DC), em São Paulo.
Felipe D’Avila (Novo):
O cientista político visitou, às 7h, a comunidade Jardim Maria Luíza, em São Paulo, acompanhado do candidato a vice, Tiago Mitraud (Novo).
D’Avila ainda tem compromissos às 19h, quando vai participar de transmissão ao vivo com o vereador e companheiro de partido, Fernando Holiday (Novo). Às 20h30, ele participa do lançamento da campanha de reeleição da deputada federal Adriana Ventura (Novo).
Jair Bolsonaro (PL):
Disputando a reeleição, Bolsonaro participou às 11h40 de uma motociata em Juiz de Fora e fez um pronunciamento às 12h30.
Léo Péricles (UP):
O candidato do partido Unidade Popular (UP) iniciou sua campanha com uma panfletagem às 5h20 na porta da fábrica Magnesita, em Contagem (MG).
Lula (PT):
O petista iniciou sua campanha às 14h na porta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.
Pablo Marçal (Pros):
O candidato cancelou sua agenda na qual estava previsto o lançamento de sua campanha às 20h, após manifestação de integrantes de seu partido contrários a uma candidatura própria da legenda.
“Diante dos últimos acontecimentos, a agenda de compromissos de Pablo Marçal de amanhã foi cancelada e haverá um pronunciamento oficial junto com a sua vice-candidata à presidente, Pérola Neggra”, informou sua assessoria ao confirmar que a candidatura está mantida.
O pronunciamento de Pablo Marçal será às 20h.
Roberto Jefferson (PTB):
A assessoria de Roberto Jefferson informou que não há agenda de campanha, uma vez que ele está impedido de ir às ruas devido a uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. O candidato e ex-deputado federal está em prisão domiciliar.
Simone Tebet (MDB):
Às 10h, a candidata se encontrou com representantes do setor de cultura em São Paulo.
Sofia Manzano (PCB):
Às 14h, Sofia Manzano concedeu uma entrevista para o site Diálogos do Sul. Mais tarde, às 18h, participou de um encontro no Vão de História da USP (Universidade de São Paulo), onde debate “a crise brasileira e a luta pelo poder popular”. Entre os temas a serem abordados estão agronegócio, capital financeiro e reforma istrativa.
Soraya Thronicke (União Brasil):
A candidata do União Brasil teve uma agenda voltada a entrevistas que já haviam sido agendadas. A candidata também teve reuniões com equipes de comunicação e de marketing para tratar da agenda de gravações do programa eleitoral e fechar os palanques nos estados.
Vera Lúcia (PSTU):
Pela manhã, a candidata fez panfletagem no Largo da Concórdia, no Brás, em São Paulo. Às 13h30 visitou a fábrica Deka, em Água Branca, zona oeste da cidade.
Já às 19h, Vera Lúcia fará uma transmissão que será transmitida pelas redes sociais do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).
Posse de Alexandre de Moraes na agenda 1b1o21
Além dos compromissos diretamente relacionados com a campanha eleitoral, alguns dos candidatos também estarão na cerimônia de posse do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, em Brasília, às 19h desta terça. Entre eles Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB).