CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidência 49734f

Ação será relatada pelo ministro Gilmar Mendes 5g6x4y

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidênciaCBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidência – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira (15), contra a decisão do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade.

“Não há dúvida, portanto, de que a manutenção dos efeitos da decisão impugnada comprometerá gravemente a autoridade do Supremo Tribunal Federal, instaurando um cenário de instabilidade institucional, quebra de segurança jurídica e descrédito das decisões desta Corte junto à comunidade jurídica nacional e internacional”, disse o pedido da CBF.

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo 5o3x

Segundo a CBF, o STF teria de reconhecer a ilegalidade da nomeação de Sarney como interventor e pede que seja mantida a decisão do ministro Gilmar Mendes para que os dirigentes eleitos continuem na confederação. As informações são do Estadão.

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo – Foto: Divulgação/CBFCBF aciona STF para tentar manter Ednaldo – Foto: Divulgação/CBF

Ednaldo Rodrigues foi afastado após decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a apuração de fraude na do ex-presidente da entidade coronel Nunes no acordo que havia estabilizado Ednaldo no cargo.

Ednaldo afirma que não houve falsificação. Ainda cabe recurso. Como a decisão foi monocrática (definida por apenas um desembargador), é possível protocolar um agravo interno, que funciona como um recurso utilizado para impugnar decisões monocráticas. O objetivo seria levar a questão ao conhecimento do órgão colegiado para que este se pronuncie. Este movimento pode ser feito pela CBF, por terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.

Ednaldo Rodrigues, novo presidente da CBF. Se não atrapalhar, já está ajudando – Foto: Lucas Figueiredo/CBFEdnaldo Rodrigues, novo presidente da CBF. Se não atrapalhar, já está ajudando – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A entidade pode recorrer a instâncias superiores, conforme o Código de Processo Civil. A CBF também pode tentar apresentar embargos, apelações ou recursos especiais e extraordinários.

*Com informações do Estadão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 442p43

Esplanada

Mariana perde apoio e deve sair após a COP30 xp1b

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, dançou no cargo. O prazo de validade é janeiro de 2026, c ...

Política

Visita de Lula mobiliza Exército e ensaio aéreo sobre Porto de Itajaí 2r3d3v

Agenda de Lula em Itajaí nesta quinta-feira (29) envolve o anúncio de investimentos no terminal port ...

Paulo Rolemberg

Conversa entre Jorginho Mello e Kassab não tratou de eleição suplementar, diz secretário 491k6h

No encontro, o governador Jorginho Mello deixou claro que o PL está com a porta aberta para o PSD, m ...

Política

Onde mora Romeu Zema? Conheça a residência do governador de MG 4j3f3b

Residência onde mora Romeu Zema é alugada; Palácio do Governo foi transformado em espaço cultural ...