Paulo Cesar da Luz

[email protected] Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, traz para a coluna uma análise detalhada sobre os movimentos da política nacional e os bastidores do poder.


A disputa entre Câmara e STF ganha novo capítulo no caso Alexandre Ramagem 1m453d

Legislativo afronta decisão da Corte e ingressa na justiça para que o processo contra Alexandre Ramagem seja levado ao plenário e discutido pelos 11 ministros 495u51

Os deputados federais questionam a decisão da Corte sobre suspender a resolução do legislativo que tentava blindar o deputado Alexandre Ramagem no caso que apura responsabilidades nos atos antidemocráticos.

A Câmara dos Deputados entrou com uma ação na justiça com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) para questionar a decisão da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que manteve Ramagem como réu.

Alexandre RamagemCâmara questiona na justiça a decisão do STF em manter Alexandre Ramagem como réu – Foto: Bruno Spada/Câmara/ND

A iniciativa foi tomada exatamente no dia que venceu o prazo para os ministros declararem votos. Mesmo com o STF suspendendo parte da ação, que correspondem ao período posterior à diplomação.

A decisão suspende até o fim do mandato, as acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, mas mantém o andamento da ação penal nos casos de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Caso Alexandre Ramagem exigiu posição da Câmara 6o2p54

Mas a medida pode ser interpretada de diversas formas após uma fala do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) em que pede harmonia entre os Poderes, como legislativo e judiciário.

A fala publicada na internet, é um recorte da manifestação de Motta durante o evento que participou, em Washington,  nos Estados Unidos, durante o Brazilian Week. O parlamentar defendeu o diálogo.

Alexandre RamagemHugo Motta cutuca STF durante Lide, nos Estados Unidos – Foto: Vanessa Carvalho/LIDE)/ND

A cutucada no STF, antecedeu o anúncio da ação protocolada pela Câmara na justiça. O pedido do parlamento é que o caso seja analisado pelo plenário do STF, com 11 ministros.

A mesa diretora da Câmara defende que o STF invadiu competência do legislativo e que não respeitou a ordem cronológica dos fatos atrelando a Alexandre Ramagem ações após a diplomação, no caso, os eventos de 08 de janeiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Paulo Cesar da Luz 2o5d6h

Paulo Cesar da Luz

‘Para um ex, isso não tem preço’, diz Jair Bolsonaro durante Marcha para Prefeitos 601d6p

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou não ter obsessão pelo poder, mas disse sentir saudade da pres ...

Paulo Cesar da Luz

Operação da Polícia Federal na fraude do INSS pode resultar no desabastecimento de canabidiol 6b5h5z

O alerta foi feito no Senado após confirmação que um dos carros apreendidos na operação da Polícia F ...

Paulo Cesar da Luz

Deputado federal Pastor Sargento Isidório leva boneca para Plenário da Câmara em tom de ironia 2b4d2z

Em apelo às crianças abandonadas e que am fome, Pastor Sargento Isidório defendeu que os donos ...

Paulo Cesar da Luz

Senador Cleitinho tenta dar ‘carteiraço’ na PF durante apreensão de veículos do Careca do INSS 1pb58

Produtor de conteúdo, Cleitinho tentou ar a garagem onde os veículos foram localizados e ao rec ...