As músicas alemãs da Oktoberfest Blumenau embalam e levam alegria aos pavilhões do Parque Vila Germânica desde a primeira edição da festa. Com forte referência da ‘blasmusik’ (tradução do alemão: música de sopro), as produções artísticas se transformaram com o tempo, mas ainda guardam a essência. E nesta edição, a festa traz novidades de bandas consagradas, além de atrações internacionais como o Tim Toupet, Peter Wackel e VoxxClub.
A ‘blasmusik’ na essência 3b3r3c
“A música é fundamental para a Oktoberfest”, comenta a escritora e arquiteta Angelina Wittmann, ao reconstruir a história do evento. “Uma companhia para estas festas são as músicas. Elas fazem parte do cotidiano das famílias, todos tocam músicas juntos e se divertem”, completa.
No caso da Oktoberfest Blumenau, segundo Angelina, tudo partiu de forte referência da ‘blasmusik’ (tradução do alemão: música de sopro), fundamental no processo de criação de originalidade e identidade das músicas. No estilo, que parece orquestrado, predominam os instrumentos de sopro junto a conjuntos de cordas, baterias e percussão, o que deixa as composições mais alegres e dinâmicas para o público.

Em seu blog, Arte – Cultura – História e Antropologia, Angelina mantém desde 2013, registros e entrevistas com inúmeras personalidades importantes para a história de Blumenau e da cultura alemã no estado. Ela nos conta que depois do início da Oktoberfest, houve uma interação muito grande entre músicos, compositores da Alemanha e Blumenau, e que desde então, nunca mais a música local alemã foi a mesma.
Ao longo de sua trajetória, diversas composições e compositores aram pelos pavilhões da Vila Germânica, trazendo muita alegria e energia aos visitantes.
Tim Toupet, Kristall Quintett, Helmuth Högl e muitos outros, marcaram gerações com as letras de SoeinSchönerTag (tradução do alemão: música do aviãozinho), Zigge-zagge, Hallo Blumenau, que hoje se fazem indispensáveis durante a festa. Todo ano, composições como estas movimentam multidões.
Novidades da Oktober neste ano m2f39
A Banda Cavalinho, dona do hit “Marreca”, que completa 23 anos, vem ensaiando para a Oktoberfest há cinco meses.“A expectativa é das melhores possíveis não tenho dúvida, estamos com muito gás. Mesmo com anos de carreira, ainda dá um friozinho na barriga cada vez que subimos no palco, mas estamos ali pra entregar o melhor possível para o público”, comenta Nildomar Oliveira Dias, 52, empresário da banda.

E entre as novidades do ano, a banda gravou uma nova música que promete fazer sucesso no evento, a Chope Azulzin. Confira a música inédita abaixo:
E as internacionais? 4g5z3j
No segmento de atrações internacionais, as principais novidades do ano são apresentações de Tim Toupet (que se apresentou no primeiro fim de semana), Peter Wackel, VoxxClub e DDC.
O VoxxClub se apresentará pela quarta vez na Oktoberfest, entre os dias 13 e 15, a partir das 22h, no setor 2 da Vila Germânica. O grupo DDC fará apresentações nos dias 19, 20 e 21 no palco Tim Music (setor 2), a partir das 21h. Já Peter Wackel, se apresentará nos dias 21 e 22, às 22h no setor 2.
Confira alguns hits de sucesso 636855
- So Ein Schöner Tag (Fliegerlied) – Tim Toupet
- Ich bin ein Döner – Tim Toupet
- Die Nacht von Freitag auf Montag – Peter Wackel
- Schwarze Natascha – Peter Wackel
- Breakdance in Lederhosen – DDC