Moda sustentável: como escolher e quais decisões tomar para adotar esse estilo 3p6r4f

Mulheres apostam em consumo consciente e mostram que criatividade, meio ambiente e estilo podem fazer parte da mesma peça j2e1g

A moda sustentável surgiu para rever as práticas da indústria da moda de forma mais ecológica. Ela consiste em um consumo consciente, aumentando o ciclo de vida das peças, ajudando a economizar e a evitar o descarte incorreto dos itens.

Somente em Florianópolis, cerca de 6,5 mil toneladas de roupas usadas são jogadas todos os anos em aterros sanitários. As informações são da Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Moda sustentável já é realidade e traz economia e equilíbrio ambiental. – Foto: Unsplash/Banco de Imagens/NDModa sustentável já é realidade e traz economia e equilíbrio ambiental. – Foto: Unsplash/Banco de Imagens/ND

Com mestrado em Futuro da Moda e foco em sustentabilidade pela London College of Fashion, Deborah Cristina de Mello explicou um pouco ao Diversa+ sobre a importância de aumentar o ciclo de vida das roupas e de evitar o descarte em aterros sanitários, por exemplo.

Para ela, além da importância da doação de roupas, vendas em brechós e afins, o modo como conservamos nossas roupas ou estilizamos quando aquele não é mais nosso estilo também faz diferença.

“Acho importante pensarmos em como cuidamos de nossas roupas”. A pesquisadora de tendências de moda, também explica sobre os ciclos de vida das roupas.

“Se você comprar uma roupa de brechó, uma roupa que já foi usada, você está aumentando o ciclo de vida dessa roupa. Agora,  se você comprar uma roupa nova numa loja, você está começando o ciclo todo de novo. Quanto mais a gente aumenta o tempo de vida de uma roupa, melhor, porque você diminui o impacto que ela tem no meio ambiente”, afirma.

Como ser consciente sem gastar muito dinheiro? 1d2k4c

Diante da crescente crise financeira no Brasil e no mundo é preciso que também levemos em conta a falta de recursos para que toda população tome decisões de consumo mais conscientes, pois muitas vezes marcas com mais qualidade são mais caras, segundo Deborah. Para isso, algumas dicas práticas podem ajudar.

“Algumas atitudes fazem com que as nossas roupas durem mais, como lavá-las e guardá-las de forma correta. Não adianta termos muitas roupas no guarda-roupa pois isso acaba estragando as peças, faz com que elas se desgastem mais facilmente. Outra dica é que se você lava muito as suas roupas elas se desgastam muito mais rápido também”, explicou.

A especialista afirma ainda que saber para onde as roupas são doadas também é importante. Ela alerta que se deve conhecer a entidade para a qual a doação está sendo feita, para que não haja descarte incorreto. Além da doação, consertar peças é outra dica importante, como colocar um botão quando ele cai, costurar quando rasgam, por exemplo, além de adequá-las para um novo estilo.

Da jaqueta jeans comum à estilizada 1d3xa

A publicitária Rafaela Bentes já estiliza suas próprias roupas. Ela conta que no último ano estilizou uma jaqueta para uma festa junina e após colocar fuxicos e outros adereços a peça estava marcada. Foi então que ela, que tem influência desde criança de sua mãe e madrasta para modificar suas peças, decidiu fazer uma nova jaqueta jeans.

“Eu tinha uma jaqueta de um jeans muito bom, e eu já não usava tanto. Aí numa festa junina eu transformei ela e coloquei fuxico. Funcionou pra aquela ocasião e depois não usei mais. (…) Fui em uma loja de aviamentos, estilizei, bordei e pintei com canetinha e agora sinto que é uma peça nova”, comentou Rafaela.

Jaqueta jeans a por reforma e é utilizada em festa junina. - Arquivo Pessoal/ND
1 2
Jaqueta jeans a por reforma e é utilizada em festa junina. - Arquivo Pessoal/ND
Jaqueta a por reforma e é utilizada no dia a dia. - Arquivo Pessoal/ND
2 2
Jaqueta a por reforma e é utilizada no dia a dia. - Arquivo Pessoal/ND

Um modelo sustentável que virou negócio 362k5a

Sofia Felber sempre gostou muito do meio sustentável. Ainda criança, se interessava pela temática e chegou a criar um meio de coleta de lixo em sua escola. Mais tarde cursou saneamento no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), onde seus interesses foram ainda mais despertados.

Aos 16 anos, decidiu investir em moda sustentável e mudar os meios de consumo com seu trabalho. E agora, dez anos depois, é proprietária da Eco Felber, que vende roupas, órios e coletores menstruais.

“Antes eu já trabalhava com brechós, mas eu vi na Eco Felber um meio de casar meus estudos sustentáveis e moda. Comecei a falar com mais pessoas e compartilhar essa ideia. O que me motiva a ter um consumo mais consciente é que vejo nele uma forma de curar a terra e tudo que nela há. Nós, seres humanos, acabamos destruindo muito. Acredito que o futuro só vai existir se ele for sustentável”, afirmou Felber.

O consumo consciente traz valor para peças produzidas de forma sustentável, mas pode ser aplicado em outras atitudes como comprar menos, investir em peças duráveis, compartilhar, doar, trocar e customizar peças. Essas atitudes são imprescindíveis para o presente e o futuro do mundo em que vivemos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 443821

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno 4jq6k

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 1a476o

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 1n64h

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 1i1d4t

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres t602a

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...