Muito além de dirigir bem e estar atento às leis de trânsito, ser um bom motorista requer inúmeras responsabilidades. Entre outras habilidades, é preciso ter compromisso com as pessoas e o trabalho, ser atencioso, paciente, ter respeito, ser pontual e conduzir os veículos com segurança. Em homenagem a esses profissionais, que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas diariamente, em todo o país, a Veolia Brasil realizou nesta quarta-feira (27) diversas ações no CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Blumenau, na Vila Itoupava.

Das 7h às 12h foi realizada, em parceria com o Sest/Senat, uma blitz em saúde em uma tenda montada na entrada do aterro sanitário. Também esteve presente no evento o programa Despoluir, que mede a fumaça expelida pelo escape dos caminhões, a fim verificar a quantidade deste material emitido no meio ambiente. Os motoristas que compareceram ao local receberam ainda um café da manhã, brindes e um material informativo que ressalta a importância dos cuidados no trânsito e a responsabilidade do ato de dirigir.
Na última segunda-feira, data em que foi comemorado o Dia do Motorista no Brasil, a empresa também promoveu duas iniciativas a exemplo da que ocorre nesta quarta em Blumenau, nos CGrs de Brusque, no litoral Norte catarinense, e em Biguaçu, na Grande Florianópolis. A ação foi em reconhecimento ao trabalho desenvolvido diariamente pelos motoristas, responsáveis pelo transporte e despejo de resíduos sólidos tratados nos aterros sanitários da empresa.
Valorização dos trabalhadores 1630p
No Centro de Gerenciamento de Resíduos de Brusque, os profissionais da Veolia Brasil e terceirizados foram recebidos na tenda na entrada da unidade, na última segunda-feira, com lanche, café e brindes. Além disso, eles puderam realizar exames de visão, ação feita em parceria com as Óticas Férri e o Instituto dos Olhos. “O motorista profissional muitas vezes não é valorizado e respeitado no trânsito. Mas ele é fundamental para a economia do país, uma vez que cerca de 75% das cargas no Brasil são transportadas pelo modal rodoviário”, destaca a gerente do CGR Brusque, Camila Golin.

Para o motorista Nilson Stunn, 55 anos, a oportunidade de avaliar a visão no meio do expediente foi de grande valia. “Tenho 30anos de profissão e vinha sentindo dificuldades em enxergar de longe eperto. Aproveitei para fazer o exame e já garanti o meu óculos”, disse.
Cerca de 75%das cargas no Brasil são transportadas hoje pelo modal rodoviário
Uma grande família 5c6t4x
Ainda na última segunda-feira, no CGR Biguaçu, os motoristas foram recebidos em uma tenda montada ao lado da entrada do aterro sanitário, onde foram oferecidos, em parceria com o Sesi, atendimento em saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, dimensionamento do IMC (peso e altura),avaliação com oxímetro e medição da circunferência abdominal. Uma atividade recreativa apontou os riscos da embriaguez e utilização de celular ao volante.
Na profissão e na Veolia Brasil há 11 anos, o motorista Maurício Rodrigues Lima aproveitou para fazer um checape de saúde no evento, mediu a pressão, fez o teste de glicemia e teve seu IMC (Índice de Massa Corporal) calculado, mas preferiu deixar o resultado desse último teste em segredo. Brincadeiras à parte, ele destaca a importância da iniciativa para a valorização dos funcionários e da categoria em geral. “Eu sempre trabalhei como motorista e agora aqui na Veolia, é maravilhosa a oportunidade que eles nos dão. Temos toda a estrutura para trabalhar, os caminhões são sempre revisados e eu gosto muito daqui. Somos praticamente uma família, amos mais tempo aqui do que em casa e, por isso, é muito importante termos esse retorno da empresa, a gente se sente valorizado”, avalia.
Para finalizar o atendimento, Maurício recebeu uma quick massage nas costas para aliviar o dia de trabalho. Outro colaborador que decidiu conferir como estava a saúde na data foi Mário Soares Neto. Tanto a glicemia, quanto a pressão estavam ótimas, de acordo com as profissionais do Sesi que trabalharam no local.

Motorista há 20 anos e trabalhando há dois anos e meio na Veolia Brasil, Mário ressalta que o fator mais importante e também o maior desafio na profissão é o compromisso e o cuidado com as pessoas no dia a dia, levar os ageiros em segurança neste trajeto diário, independente das condições do tráfego e do tempo.
Ele transporta os trabalhadores do CRG Biguaçu diariamente e conta que, durante esse período que está no grupo, já fez muitas amizades. “Sempre gostei de dirigir e para mim foi natural me tornar motorista, acho que já está no sangue. A empresa sempre faz esses eventos e quando tenho oportunidade participo, pois isso é muito importante para nós, recebermos esse carinho e cuidado”, afirma.
William Sgobbi, gerente do CGR Biguaçu, acrescenta que a ação foi positiva para toda a equipe. “Essa atividade é excepcional e foi muito gratificante para todos nós, porque envolvemos toda a nossa comunidade, todos que entram nessa unidade tratamos da mesma forma, independente se é da Veolia ou terceirizado. Tivemos a participação de 100%dos profissionais logo que começamos as ações aqui no CGR, isso motiva muito mais os motoristas, pois é um dia que muitas vezes é esquecido, mas nesta semana foi lembrado por nós. É muito importante porque elesse sentem dentro da família Veolia e esse é o objetivo, fazer com que as pessoas que venham aqui se sintam à vontade, em casa”, analisa.
Durante o dia, cerca de 100 motoristas participaram da ação no CGR Biguaçu, número de caminhões que transitam diariamente pelo local.