
Você sabia que dentro de Florianópolis, mesmo diante da crise do saneamento vivida pelos moradores, há uma referência não só para a região, como também para o Brasil? O SAE, Sistema de Água e Esgoto da Habitasul, em Jurerê in_, é o único sistema de coleta à vácuo de esgoto do país e agora, junto ao programa Pacto pelo Saneamento, recebe alunos do município para ensinar e mostrar na prática a importância do tratamento da água e do esgoto.

Fabiana Valois Thiesen, gerente geral do SAE, liderou a equipe que apresentou o sistema aos estudantes e explica que o intuito da aula foi mostrar, de uma forma didática, todo o processo que a água a até chegar em suas casas, ressaltando a importância dos dispositivos de tratamento dentro das comunidades e do município.
A primeira aula no SAE foi um sucesso: 18 alunos do quinto ano do Colégio Dom Rafael, do Saco dos Limões, viram na prática o que já tinham conhecido em três aulas teóricas na escola e percorreram todo o sistema,aprendendo como a água é captada, tratada e distribuída, além de como o esgoto gerado é tratado para retornar à natureza de forma responsável em Jurerê in_.
Com relação à parceria com o Pacto pelo Saneamento, a gerente geral do SAE considera que essas aulas “se alinham à iniciativa da Prefeitura, porque estamos trazendo educação e saneamento juntos. Quando falamos em saneamento, temos dificuldade de ar as pessoas, para que elas entendam seu papel como cidadãos. E quando trazemos isso para crianças, conseguimos ser muito mais efetivos na informação, porque elas têm esse poder”.
Referência dentro e fora do Brasil k3o45
O SAE – Sistema de Água e Esgoto – foi desenvolvido pelo Grupo Habitasul há 40 anos como uma forma de preservar o meio ambiente e a saúde pública. O objetivo era atender de maneira autônoma a infraestrutura necessária para o abastecimento de água e esgoto em Jurerê Internacional, além de evitar impactos como a falta d’água e a poluição do mar que afetam grande parte dos balneários brasileiros durante o verão.
As metas foram alcançadas com sucesso nas últimas quatro décadas, tornando o SAE uma referência em todo o país. O sistema tem recebido visitas técnicas de especialistas, professores e estudantes – do Brasil e do exterior – que desejam conhecer o sistema e os estudos de balanço hídrico, geologia e biodiversidade que são a base de seu planejamento e funcionamento.

Dessa forma, o Sistema de Água e Esgoto conquistou as certificações ISOs 9001 e 14001 e tem, por exemplo, o único sistema de coleta à vácuo de esgoto do país, implantado no Amoraeville, etapa mais recente do desenvolvimento de Jurerê in_.
Com capacidade de atender mais de 20 mil habitantes com a Estação de Tratamento de Água (ETA) e mais de 18,5 mil habitantes com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), segundo pesquisa realizada pelo Grupo Habitasul, durante o pico na temporada ada, entre 12 de dezembro de 2022 e 12 de janeiro deste ano, Jurerê in_ chegou a ter mais de 16 mil pessoas em casas (45%) e apartamentos (55%). Ou seja, mesmo com uma “superpopulação”, o SAE ainda tem capacidade de atendimento excedente.
De olho no futuro 6j393v
Pelas projeções, levando em conta os índices de ocupação da legislação urbanística e também as restrições da legislação ambiental, o SAE vai atender a 27 mil habitantes até 2026 e 45 mil habitantes até 2035.
Atualmente, a rede de esgoto abrange 80% de Jurerê in_. O restante é tratado em sistemas individuais nas residências. Em 2022, foi concluído o projeto conceitual da Nova Estação de Tratamento de Esgoto e conquistada a renovação da outorga de direito de uso dos recursos hídricos.
“- Precisamos nos estruturar para o futuro o mais rápido possível, tanto para os planos de expansão de Jurerê in_, como também para as etapas atuais do empreendimento, às quais queremos garantir que, como até hoje, nunca falte água e também oferecer 100% de coleta pela rede de esgoto” – explica José Mateus, diretor de negócios do Grupo Habitasul.
Após a aprovação e o licenciamento do projeto conceitual pelos órgãos competentes e a conclusão do ciclo de investimentos para expansão do SAE – estimado em R$ 120 milhões -, a expectativa é de que o Grupo Habitasul possa adotar um novo sistema de ultrafiltração por membranas e desinfecção dos agentes patogênicos do efluente por meio da tecnologia ultravioleta, ambientalmente segura, controlada e sem compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente.
Espera-se também que o sistema possa atender até 32 mil habitantes no empreendimento, dando e para os planos de expansão do desenvolvimento imobiliário, e obter a abrangência de 100% com a rede de coleta de esgoto.
Com o foco na inovação, na saúde pública e na preservação do meio ambiente, a certeza é de que o Sistema de Água e Esgoto de Jurerê in_ continuará sendo a “sala de aula” de muitas crianças, jovens e adultos que gostam de aprender e se preocupam com o futuro.
“- Estamos orgulhosos por poder contribuir mais uma vez com a cidade e temos certeza de que podemos ampliar essa contribuição no futuro” – conta José Mateus, anunciando que as novas aulas no SAE já estão marcadas para agosto, depois das férias escolares.
Para conhecer e saber mais sobre a história do SAE, e o site.