Polícia apura quanto o incêndio na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, pesou no bolso 6r6u65

Investigação contempla desde gastos com o combate ao incêndio até aspectos como a destruição costeira e o comprometimento da purificação do ar; tragédia destruiu o equivalente a 80 campos de futebol 4d554

A Polícia Científica de Santa Catarina investiga os impactos econômicos do incêndio que destruiu área equivalente a 80 campos de futebol no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. Atualmente o órgão realiza o cálculo do prejuízo.

incêndio na Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis, teve impactos financeirosÁrea atingida corresponde a cerca de 80 campos de futebol – Foto: Polícia Científica/Divulgação/ND

As chamas atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro no primeiro fim de semana de abril na primeira semana de abril. A devastação afetou a região do parque conhecida como Baixada Maciambú, na Praia do Sonho, em Palhoça. O parque é a maior área protegida do Estado.

O local forma um “sistema único no mundo, formada por restinga que se estabelece sobre planície de cordões arenosos na forma de semicírculos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos”, informou na época o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina)

Conforme a Divisão de Perícias Ambientais da Polícia Científica, este tipo de perícia já foi realizada outras vezes. “Sempre que possível, o dano ambiental é calculado e apresentado nos laudos periciais”, destaca. O  Parque da Serra do Tabuleiro ou pelo procedimento outras vezes.

Área atingida tem espécies em extinção – Foto: IMA/Divulgação/NDÁrea atingida tem espécies em extinção – Foto: IMA/Divulgação/ND

Os incêndios ambientais tem reflexos econômicos que muitas vezes am despercebidos pelas pessoas. Além do custos de combate ao fogo há, por exemplo, a redução do turismo, a destruição da proteção costeira, o comprometimento da purificação do ar, entre outros.

Reflexos econômicos provocados pelo incêndio q64s

“É importante lembrar que esses serviços têm um valor, uma vez que são essenciais tanto para a manutenção da qualidade de vida da população como para o desenvolvimento sustentável”, destacam o diretor de Criminalística Eduardo Linhares e o perito criminal Ricardo Baratto, ambos da Polícia Científica.

Peritos analisam amplitude da devastação provocada pelo fogo – Foto: Polícia Científica/Divulgação/NDPeritos analisam amplitude da devastação provocada pelo fogo – Foto: Polícia Científica/Divulgação/ND

“Dessa forma, teoricamente, o valor econômico desses serviços pode ser estimado e a sua interrupção (parcial ou total) pode então ser entendida como um prejuízo econômico causado à natureza e, consequentemente, ao bem-estar da sociedade”, destacam.

A perícia também analisa o tamanho da área atingida pelo fogo, os danos causados aos seres vivos que vivem no Parque e a destruição da vegetação.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 5g115y

Meio Ambiente

VÍDEO: Família de gambás aparece dentro de casa de moradora em SC; ‘to tremendo aqui’ 3o4k1g

Os gambás chegaram a cair sobre a moradora de Barra do Sul, mas, apesar do susto, ninguém se feriu

Meio Ambiente

As 10 praias mais mortais do mundo – uma delas fica no Brasil 2f2h5s

Elas impressionam pela beleza, mas por trás dos cenários paradisíacos escondem-se riscos reais; conh ...

Meio Ambiente

Justiça mantém limite de pesca da tainha para preservar espécie em Santa Catarina 234562

Decisão considera o teto de 1,1 mil toneladas necessário para proteger o estoque e garantir a pesca ...

Meio Ambiente

Agenda da Água: saneamento básico volta à pauta em Santa Catarina 6m5z

Durante a reunião sobre saneamento básico, o projeto de lei do Programa de Saneamento Catarinense, d ...