A 10ª edição do mutirão Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti mobilizou mais de 1,4 mil voluntários em Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã deste sábado (25). A ação promove a limpeza do Rio Itajaí-Açu e sensibilização da comunidade em prol do meio ambiente.

Para participar do projeto, não havia restrição de idade. Crianças, jovens e adultos colaboraram com a limpeza do rio. A voluntária Vitória Batista, participou do evento acompanhada da filha Serena e destaca a importância de ensinar a nova geração a cuidar do meio ambiente.
“Melhor do que explicar a importância de preservar o meio ambiente, é trazer as crianças para a prática neste mutirão. Se cada um fizer a sua parte e, no dia a dia, conseguir ensinar para as crianças, que são nosso futuro, acredito que começaremos a ter uma grande diferença a longo prazo” afirma Vitória.
O Juntos Pelo Rio recolheu resíduos não-recicláveis e recicláveis das margens dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, e abordou temas como a preservação da água e o combate ao mosquito transmissor da dengue, através de oficinas de educação ambiental e blitz educativa.
Além dos voluntários, 25 embarcações também colaboraram com o projeto. O lixo foi recolhido separadamente para que os despejos possam ser encaminhados corretamente às cooperativas que realizarão a segregação dos recicláveis.
O mutirão de limpeza não foi a única ação realizada no sábado. O evento contou também com oficinas de educação ambiental que atraíram a atenção da comunidade, e blitz educativa sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Os agentes de endemias do município, agentes de trânsito e do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Tamandaré, participaram da atividade.