O vulcão Etna, considerado o mais ativo da Europa, emitiu anéis de fumaça quase perfeitos na última semana, impressionando a todos. Segundo especialistas, o fenômeno é raro, porém natural. O vulcão localizado na região da Sicília, na Itália, teve sua última erupção em dezembro de 2023.

Vulcão produz imagens impressionantes 316v49
As imagens registradas por turistas que visitavam a região na última sexta-feira (5) rodaram o mundo. Segundo especialistas, o fenômeno é causado pela liberação constante de vapores e gases. A massa gasosa sobe rapidamente pelo centro do conduto e, ao encontrar com o ar frio, se condensa e forma os anéis.

As erupções do vulcão Etna são espetáculos imponentes e frequentes, atraindo a atenção tanto de cientistas quanto de entusiastas da natureza.
Apesar de parecer apenas fumaça, os cientistas afirmam que esses anéis são compostos principalmente por vapor d’água. Por isso, os círculos são brancos.
No vídeo abaixo, pode-se observar os anéis sendo expelidos em sequência:
🚨ATENÇÃO: Vulcão Etna, na Itália, está produzindo raros “anéis de fumaça”. Fenômeno raríssimo. pic.twitter.com/BB9Dtut3C4
— Astronomiaum (@Astronomiaum) April 5, 2024
Em algumas ocorrências, estes círculos podem ser cinza ou marrom, principalmente se houverem cinzas presentes no momento.
Quando os gases são expelidos com energia suficiente e em um padrão circular, podem formar anéis visíveis.