
Música, cores, brilho e alegria nas ruas, nos clubes e nas arelas. Carnaval é tempo de festa, de celebrar a vida e o ano que começou, ao lado de amigos e da família. No entanto, a folia deve ser aproveitada com muita consciência, isso inclui os cuidados com o meio ambiente. Santa Catarina é um estado que recebe milhares de foliões em busca de boas festas de Carnaval e cidades como Joaçaba, Florianópolis, Garopaba e Navegantes se destacam no cenário nacional pela bela programação.
Um dos destinos turísticos mais procurados na região da Foz do Rio Itajaí nesta época é Navegantes, e a população local, estimada em pouco mais de 85 mil habitantes, chega a duplicar nos dias de folia, segundo informações da Prefeitura. O aumento de pessoas na cidade reflete na quantidade de resíduos gerados durante os dias de Carnaval. A expectativa é de que esse volume seja até 200 toneladas a mais do que é recolhido usualmente, avalia Cláudia Vieira, gerente da unidade da Recicle em Navegantes, empresa responsável pela coleta na cidade.
Há cerca de oito meses com o serviço de coleta seletiva implantada na cidade, a média mensal de resíduos recicláveis coletados tem sido de 35 toneladas, número que deve aumentar consideravelmente nos dias de folia. E para isso, é de fundamental importância a contribuição de moradores e turistas na hora da separação e destinação correta dos recicláveis, como latinhas de alumínio, garrafinhas de plástico e vidro e copos descartáveis, principais resíduos gerados nessa época. Destine esses tipos de resíduos nas lixeiras e contentores identificados e, caso a folia seja em casa, coloque-os para a coleta seletiva nos dias e horários divulgados pela empresa.
A importância da separação correta 4r3549

A gerente da unidade da Recicle em Navegantes reitera a importância da separação adequada dos resíduos para que, de fato, ele possa ser reciclado. Nos primeiros meses do serviço de coleta seletiva em Navegantes, foi verificado que, pelo menos 30% dos materiais coletados foram classificados como rejeitos e acabaram não sendo reaproveitados.
“As pessoas acabam misturando os recicláveis com os orgânicos, como restos de alimentos e lixo do banheiro, ou ainda colocam os recicláveis sujos, como potes de iogurte e de massa de tomate. Aí acaba que perdemos todo esse material. O ideal é pelo menos ar uma água nos recipientes sujos antes de colocá-los para a coleta”, explica Cláudia Vieira. Ela informa que todo material reciclável coletado pela empresa é destinado para uma cooperativa da cidade, indicada pela Prefeitura.
Carnaval em Navegantes 4n5t2p
Após os anos de pandemia, em que muitos eventos, assim como o Carnaval, foram cancelados no país e no mundo, neste ano, acontece a volta dos desfiles das escolas de samba na avenida, além de toda uma programação especial, organizada pela Prefeitura de Navegantes.
“Tivemos uma mudança no formato das festividades este ano, o que está gerando uma grande expectativa entre moradores e turistas”, ressalta Luciano Maibuk, secretário de Turismo. Além dos desfiles, as atrações incluem blocos de rua, baile da terceira idade e carnaval infantil. Mais informações sobre a programação do Carnaval no site da Prefeitura de Navegantes.
Sobre a Recicle 1j37a
A Recicle é uma das principais empresas de limpeza urbana de Santa Catarina, e é responsável pelo serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos nas cidades de Araquari, Balneário Piçarras, Barra Velha, Brusque, Navegantes e Penha, atuando em um total de 15 municípios e atendendo a 1 milhão de pessoas. Ainda atua com a coleta seletiva em Brusque, Penha, Navegantes e Barra Velha.
A Recicle também é responsável pela istração do CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) Brusque, que oferece soluções ambientalmente adequadas para a destinação dos resíduos produzidos na região, seguindo os mais altos padrões de qualidade internacional. Mais informações no site.