Alteração em um dos maiores lagos de água salgada do mundo põe 1,2 milhão de pessoas em risco 6p124g

Uma alteração em um dos maiores lagos de água salgada pode impactar negativamente mais de 1 milhão de residentes de cidade americana 341r3j

O Grande Lago Salgado, localizado nos Estados Unidos, atingiu níveis históricos de baixa em 2022. Conforme um estudo da PSU (Universidade Estadual de Portland), nos Estados Unidos, embora a redução do fluxo dos rios que alimentam o lago seja o principal fator, a alteração em um dos maiores lagos de água salgada pode ter acontecido devido ao aquecimento global.

Imagem de rio seco e areiaA alteração em um dos maiores lagos de água salgada do mundo preocupa população de Utah, nos Estados Unidos – Foto: Divulgação/PSU/ND

Segundo o estudo, o declínio levanta preocupações ecológicas, econômicas e de saúde pública, especialmente para 1,2 milhão de residentes da região de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, expostos à poeira tóxica.

Estudo revela motivos da alteração em um dos maiores lagos de água salgada 2x5cc

De acordo com Siiri Bigalke, autora principal do estudo e doutoranda na PSU, o lago possui grande relevância social e econômica para Utah, ao gerar mais de US$ 1,9 bilhão em receita anual.

A equipe de pesquisadores desenvolveu um modelo para simular as mudanças no volume do lago ao longo dos anos, analisando os fluxos de entrada de água dos rios e da precipitação, e as saídas de água por evaporação.

Eles descobriram que a redução dos fluxos fluviais foi responsável por aproximadamente dois terços da queda no volume do lago, enquanto o restante se deveu à maior taxa de evaporação causada pelo aumento das temperaturas.

Evaporação cresce com o aquecimento global 6p6k2d

Rio seco com régua que mede a águaCientistas explicam que a alteração em um dos maiores lagos de água salgada pode ter diversos fatores, inclusive o aquecimento global – Foto: Canva/ND

Paul Loikith, coautor do estudo e professor da PSU, explica que, sem a tendência de aquecimento global, a alteração em um dos maiores lagos de água salgada não teria atingido a diminuição recorde em 2022. “Mesmo que o fluxo dos rios seja o principal fator, o aumento da evaporação foi essencial para essa queda histórica”, afirma.

Os pesquisadores alertam que, embora o aumento dos fluxos fluviais possa ajudar a recuperar o volume do lago no curto prazo, o aquecimento global deve continuar a impulsionar a perda de água por evaporação, agravando o problema no longo prazo.

Riscos à saúde pública 253ty

Além das consequências ambientais e econômicas, o recuo do lago expõe a população local a um risco adicional: a emissão de poeira tóxica. Com o leito seco cada vez mais exposto, eventos de poeira podem se tornar mais frequentes, afetando a qualidade do ar e a saúde respiratória dos moradores da região metropolitana de Salt Lake City.

Imagem de terra desertificadaOs autores do estudo da PSU recomendam investigações adicionais para entender melhor a alteração em um dos maiores lagos de água salgada – Foto: Canva/ND

Estudos anteriores demonstram que a inalação de partículas tóxicas pode estar associada ao aumento de doenças respiratórias e cardiovasculares, além de efeitos negativos na saúde infantil. Uma pesquisa publicada no NIH (National Institutes of Health) indica que regiões com altos níveis de poeira fina apresentam maior incidência de asma e doenças pulmonares obstrutivas crônicas em adultos e crianças.

Os autores do estudo da PSU recomendam investigações adicionais para entender melhor a alteração em um dos maiores lagos de água salgada, como fatores que levaram o aumento da evaporação, alterações na precipitação e desvio de água por atividades humanas estão afetando o fluxo dos rios. O objetivo é identificar soluções para conter a perda de água e proteger tanto o ecossistema quanto a população local.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Meio Ambiente 5g115y

Meio Ambiente

As 10 praias mais mortais do mundo – uma delas fica no Brasil 2f2h5s

Elas impressionam pela beleza, mas por trás dos cenários paradisíacos escondem-se riscos reais; conh ...

Meio Ambiente

Você sabe qual é o nome da árvore que dá marmelo? 6w4i2g

Poucas pessoas sabem o nome da árvore que dá marmelo; conheça as principais características dessa ár ...

Meio Ambiente

Não jogue fora! Quem tem potes de isopor em casa tem um tesouro: por que e para que servem 1w4p2l

Saiba como você pode reutilizar os potes de isopor e evite jogá-los no lixo comum — onde pode levar ...

Meio Ambiente

Você sabe qual é o nome da árvore que dá kiwi? 4bw2p

Ao contrário do que muitos pensam, a fruta não cresce em árvores tradicionais