Tem sensação melhor do que terminar um livro chocado com o final? Títulos cheios de reviravoltas costumam prender a atenção do leitor e não saem da nossa cabeça por dias após o fim da leitura.
Não necessariamente precisa ser um final com plot twist atrás de plot twist, mas algumas histórias têm apenas uma reviravolta tão surpreendente no final que fazem o leitor se sentir ‘trouxa’ por não ter adivinhado o caminho que o livro seguiria.
E para quem curte este tipo de história, na coluna desta semana vamos conversas sobre livros que provavelmente vão ‘alugar um triplex’ na cabeça dos leitores (mas fica tranquilo, o texto é sem spoilers)!

A paciente silenciosa 1wmz
O livro foi lançado em 2019, mas continua no topo da lista de mais vendidos de mistério, crime e suspense da Amazon, com nota 4,7 pelos compradores. Só isso já faz valer a pena a leitura, né?
A história acompanha Alicia, uma pintora famosa que tinha a vida perfeita: casada com um fotógrafo bem-sucedido e morando na área nore de Londres. De repente, tudo vai por água abaixo após ela supostamente matar o marido com cinco tiros no rosto.
Após o crime, Alicia se cala totalmente e o assassinato se mantém um mistério, já que ela teria sido a única a presenciar a morte do marido. Ela é levada para um hospital psiquiátrico, onde o terapeuta Theo tenta descobrir o motivo do silêncio e o que realmente aconteceu.
Esse foi um dos finais mais surpreendentes que já li. Não captei nenhuma pista do autor, porém tudo se encaixa. A narrativa flui muito bem, inclusive deixa o leitor ansioso para terminar tudo de uma só vez.

Menina má c563h
Lançado por William March em 1954, o livro chocou os leitores por apresentar uma criança violenta e assustadora. Apesar de ter carinha de anjo, Rohda Penmark, de oito anos, pode ter sido responsável pela morte de uma coleguinha de escola.
A atitude indiferente, fria e calculista da menina ao crime faz a mãe Christine suspeitar que ela tenha sido a assassina. Ela acaba descobrindo segredos terríveis sobre a filha, que vão influenciar na maneira como decide dar fim às maldades de Rohda.
É impossível não sentir raiva dos personagens, principalmente de Rohda e Christine. Não espere cenas sangrentas, mas sim aquele suspense psicológico, em que não sabemos qual será a próxima vítima. O final com uma boa dose de sarcasmo deixa o leitor incrédulo.
“Menina má” segue surpreendendo leitores até hoje. O livro inspirou grandes clássicos do terror, como os bonecos Chucky e Anabelle e até o serial killer Dexter.

Um lugar bem longe daqui 616t5i
Esse é um caso em que a reviravolta ocorre literalmente nas últimas páginas! O livro de Delia Owens fez sucesso no mundo todo após ser escolhido para o famoso clube de leitura da atriz Reese Witherspoon e ganhou adaptação para o cinema em 2022.
A obra acompanha Kya, conhecida como a “menina do brejo” na cidadezinha onde mora. Ela sobreviveu por anos sozinha depois de ser abandonada pela família e, ao contrário do que todos pensam, é inteligente e sagaz.
Quando Kya resolve participar da vida na cidade, acaba encantando dois jovens, porém um deles é encontrado morto e a menina se torna a principal suspeita, sofrendo ainda mais preconceito.
A narrativa começa lenta, mas aos poucos vai envolvendo o leitor. É impossível não simpatizar com Kya e seus dilemas, além de torcer para que o relacionamento com um dos meninos dê certo. A forma como a autora revela o grande mistério surpreende.

Verity 204y62
Uma lista de livros com finais chocantes precisa ter Colleen Hoover! O fenômeno editorial dos últimos anos adora surpreender os leitores e, na minha opinião, o título mais impactante nesse sentido é “Verity”, que vendeu mais de 17 mil cópias no Brasil em 2022.
O primeiro thriller da autora acompanha Lowen, escritora que é chamada para finalizar a série de sucesso de Verity, uma das autoras mais aclamadas por crítica e público, mas que sofreu um acidente que a deixou sem condições de terminar a escrita.
Para entender o processo criativo de Verity, Lowen a alguns dias na casa da família da autora, onde encontra uma autobiografia que narra seu acidente e uma tragédia que teria acontecido à uma de suas filhas.
Tudo fica ainda mais confuso quando Lowen se apaixona por Jeremy, o marido de Verity. A escritora se vê dentro de uma rede de segredos e não sabe em quem acreditar.
Não consigo nem descrever meus sentimentos conflitantes com o final do livro. Colleen Hoover estraçalha a cabeça do leitor ao plantar uma dúvida gigante praticamente no epílogo. Até hoje não defini em qual versão da história eu acredito. Vale muito a leitura!
O planeta dos macacos 554v6a
A lista termina com um grande clássico. Inúmeras adaptações cinematográficas já deram vida à este livro, mas nada como conhecer a fonte original de uma história tão famosa. A reviravolta no final, já conhecida, deixa qualquer um boquiaberto.
Na distopia, publicada originalmente em 1963, desbravadores chegam até um planeta onde os humanos são bestas selvagens dominadas pelos macacos. Sarcástico e questionador, o livro apresenta uma grande aventura e faz o leitor refletir do início ao fim.
Quando li pela primeira vez, não havia assistido a nenhuma adaptação, então fiquei realmente chocada com a genialidade do autor.