Um livro escrito em 1934 voltou a bombar e conquistou o topo da lista de mais vendidos no Brasil, com 3,6 mil cópias em uma semana, segundo a Publish News. Estamos falando do enigmático “A mandíbula de Caim”, relançado no fim de 2022 pela Intrínseca.

A obra foi escrita pelo inglês Edward Powys Mathers, que atuava como compilador de palavras cruzadas. Apesar de ser classificada como suspense policial, é diferente de qualquer outro título encontrado hoje no mercado.
O enredo traz seis assassinatos, cada um cometido por um criminoso diferente. A criatividade do autor está presente na resolução desses crimes: as respostas estão no livro, mas as páginas foram impressas e encadernadas em ordem aleatória.
As chances de descobrir o mistério são mínimas: há 32 milhões de possibilidades espalhadas pelas 100 páginas.
Para descobrir quem matou quem, o leitor precisa colocar as páginas na sequência correta. Até agora, 90 anos após a publicação original, apenas quatro pessoas desvendaram o mistério, que aliás permanece um segredo até hoje.
A primeira vez foi na década de 1930, quando os “detetives” ganharam 25 libras pela solução. A mais recente ocorreu em 2020, após o livro retornar aos holofotes, em um concurso promovido pela editora que publicou a obra no Reino Unido.
Para ajudar os leitores, a edição brasileira tem páginas destacáveis, possibilitando a montagem de um verdadeiro mural de investigação, estilo FBI. No entanto, quem não quiser desmontar o livro, pode anotar e grifar à vontade.
Detetives em ação 6i252v
O livro voltou a bombar após uma tiktoker encontrá-lo na livraria, em 2021, e ficar intrigada para resolver o enigma. Ela postou um vídeo na rede social relatando a experiência e nem imaginava a repercussão.
Desde então, centenas de usuários publicaram vídeos mostrando o processo de chegar à conclusão dos assassinatos. Muitos realmente destacaram todas as páginas, colaram na parede e tentam conectar os fatos.
@spinnightshade me dou até o fim do mês pra entender isso aqui ou me dou por vencida kk #booktok #booktokbrasil #bookstan #amandibuladecaim #editoraintrinseca #livrosdesuspense #PepsiCanetaRoyale #RetrospectivaSpotify #livrostiktok
No Skoob, rede social voltada para literatura, alguns leitores deram dicas para ajudar a pelo menos chegar perto da solução e classificaram a obra como “confusa, mas incrível”.
“Ainda estou coletando informações, identificando narradores, mas ler a história toda primeiro me ajudou muito. Já dá uma familiarizada com as páginas e alguns acontecimentos”, comentou uma leitora.
“O quebra-cabeça mais difícil do mundo é realmente, que surpresa, muito difícil. Mas estou achando o processo de investigação bem legal e interessante”, disse outra leitora.
Atualmente a sequência correta do enigma está em posse da editora britânica responsável pelo livro. Para saber se conseguiu resolver, os leitores podem enviar as respostas para a Intrínseca por e-mail.