TJSC cobra cronograma de expansão da rede de esgoto em Araranguá; Prefeitura rebate 3w4j11

Após a notificação, Município terá 180 dias para informar os prazos 2w154x

Imagem mostra a sede da prefeitura, que foi alvo de cobrança do TJSC para ampliar rede de esgoto em Araranguá Prefeitura ainda não foi notificada pelo TJSC sobre a ampliação da rede de esgoto em Araranguá – Foto: Departamento de Comunicação de Araranguá/Divulgação/ND

O TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) estipulou um prazo de 180 dias para que a rede de esgoto em Araranguá seja ampliada. A ação civil pública foi ajuizada em 2016 pela 9ª Promotoria de Justiça da Comarca da cidade com o intuito de obrigar o Município a adotar uma série de medidas para implementar uma política adequada de saneamento básico.

O procurador-geral do município, Daniel Menezes, não concorda com a decisão proferida pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Ele sustenta que a cobertura da rede de esgoto em Araranguá aumentou de 20% para 45% nos últimos quatro anos.

“O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) deveria olhar as outras cidades da região. Esse ano, Araranguá vai investir R$ 20 milhões para fazer toda a parte baixa do Morro dos Conventos, que é uma das únicas praias do estado com 100% de esgoto atendido”, argumentou em entrevista ao ND Mais.

A Prefeitura aguarda a notificação do TJSC, uma vez que o prazo de 180 dias para ampliar a rede de esgoto em Araranguá só iniciará quando isso acontecer. Segundo o MPSC, a Prefeitura não atendeu o prazo fixado de três anos para a implementação das obras e, por isso, ficará vinculada ao cronograma apresentado.

Rede de esgoto em Araranguá: processo que tramitou no TJSC é antigo 5b6t5h

Segundo documentos apresentados durante a ação pública ajuizada em 2016, Araranguá não tinha rede coletora de esgoto cloacal ou estação de tratamento. Na ocasião, o Juízo de primeiro grau entendeu que não cabia ao Judiciário determinar a realização de obras que poderiam representar ônus excessivo à istração municipal, o que violaria a divisão de Poderes constitucionalmente estabelecida.

Imagem mostra a sede do MPSC, que teve recurso analisado pelo TJSCMPSC cobra 100% de cobertura da rede de esgoto em Araranguá – Foto: MPSC/Divulgação/ND

Dessa forma, julgou a ação procedente apenas no tocante à adoção de medidas fiscalizatórias ou de planejamento. A promotoria apelou da sentença, mas, ao julgar a apelação, a Segunda Câmara de Direito Público do TJSC manteve a decisão de primeira instância.

O MPSC, então, por meio da Coordenadoria de Recursos Cíveis, interpôs recurso extraordinário no STF, o qual foi provido pelo ministro Edson Fachin, determinando o retorno do processo à Segunda Câmara de Direito Público para que uma nova decisão fosse proferida.

Em novo julgamento, a Segunda Câmara de Direito Público do TJSC deu provimento parcial ao recurso do MPSC para determinar que o Município de Araranguá realize obras a fim de implantar uma rede de esgotamento sanitário suficiente para atender a totalidade da demanda municipal. Foi nessa decisão que ficou estipulado que o Município apresente um cronograma de obras com prazos razoáveis para cada etapa do projeto.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Criciúma e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 4j561u

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio y6z33

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 4e644h

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...

Paulo Rolemberg

Justiça de SC livra deputado em caso movido por desembargador 4r217

Relator do caso entendeu que a crítica feita pelo deputado estadual tinha caráter político e foi pro ...

Justiça

Servidor e empresários da mesma família são denunciados por fraudes na penitenciária de Chapecó 6r234t

Esquema simulava concorrência entre empresas e burlava contratos na penitenciária de Chapecó, no Oes ...