Santa Catarina pede revisão de cota de pesca da tainha para 2023 486c34

O pedido veio após o Governo federal proibir a pesca industrial da tainha nesta temporada 2s1bj

Após a publicação do DOU (Dário Oficial da União) que proíbe a pesca industrial da tainha em 2023, Santa Catarina pediu a revisão da cota deste ano ao governo federal. O pedido foi feito pelo secretário da Agricultura, Valdir Colatto ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

proibição da pesca da tainha vale para o mar da região Sudeste e Sul do Brasil. – Foto: Leo Munhoz/NDproibição da pesca da tainha vale para o mar da região Sudeste e Sul do Brasil. – Foto: Leo Munhoz/ND

A cota de captura definida para este ano é de 460 toneladas para a modalidade de emalhe anilhado e de zero tonelada para a modalidade de pesca industrial.

“Nós reforçamos a necessidade da revisão da portaria. Como é sabido, a cota de pesca da tainha ficou bastante inferior a dos anos anteriores, então nós argumentamos do ponto de vista técnico e econômico-sociais da necessidade de fazer esta revisão”, destaca o gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, Sérgio Winckler.

Segundo a portaria, a proibição da pesca vale para o mar da região Sudeste e Sul do Brasil. Além disso, a captura da tainha por outras modalidades de permissionamento não está sujeita à cota, como, por exemplo, a artesanal.

Na solicitação, Santa Catarina pede para que o patamar de captura fixado seja igual ao da safra do ano ado, já que a avaliação de estoques é a mesma. A cota de 2023 é aproximadamente 32% do valor total definido no ano ado.

Reunião com o Ministério 5q3o3v

Na manhã dessa segunda-feira (6), o gerente de Pesca e Aquicultura, Sérgio Winckler, esteve reunido com o corpo técnico da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal do Ministério da Aquicultura e Pesca; o presidente, a secretária, o diretor e o Assessor Jurídico da Colônia de Pescadores Z11, de Florianópolis; e representantes da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, da Prefeitura de Laguna e da Associação de Pescadores Profissionais de Emalhe Costeiro de Santa Catarina.

No encontro, a Secretaria da Agricultura foi informada de que nos próximos dias haverá uma discussão entre o Ministério de Aquicultura e Pesca e o Ministério do Meio Ambiente para avaliar a possibilidade de revisão da portaria.

Também foi solicitado que haja a participação de representantes dos pescadores artesanais e industriais na discussão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Pesca da tainha 2023 352n1y

Pesca da tainha 2023

Com 257 mil tainhas capturadas em Florianópolis, veja praias com maiores lanços na temporada 1mnn

Pesca da tainha anilha, que encerra nesta segunda-feira (31), ultraou números duas últimas tempo ...

Pesca da tainha 2023

Praia de Florianópolis fica ‘abarrotada’ de tainhas após lanço histórico com 3 mil peixes 103n3c

A pesca da tainha está liberada até dia 31 de julho e Florianópolis ainda é agraciada pelo animal ...

Pesca da tainha 2023

VÍDEO: Veja como ficou embarcação que afundou com 8 toneladas de tainha em Florianópolis 5e6v2g

Barco foi encontrado nesta quinta-feira (22), na Barra da Lagoa; outra embarcação que foi auxiliar n ...

Pesca da tainha 2023

Temporada da pesca anilhada de tainha 2023 é encerrada em SC 51b24

Ministério da Pesca e Aquicultura determinou fim da pesca às 23h59 desta quarta-feira (21), mas emba ...