‘Pix ou fogo’: Justiça condena trio que ameaçava comerciantes de carros em SC 2p5r2n

Uma das vítimas, que se recusou a pagar por Pix, teve seus carros incendiado em plena loja, em Concórdia, no Oeste 2p5b2c

Três homens foram condenados em Concórdia, por crimes cometidos contra comerciantes de carros‘Pix ou fogo’: Justiça condena trio que ameaçava comerciantes de carros em SC – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Três homens foram condenados pela Vara Criminal da comarca de Concórdia, no Oeste catarinense, por uma série de crimes cometidos contra comerciantes de carros e concessionárias da região.

A decisão judicial reconheceu a prática de associação criminosa, extorsão qualificada e incêndio, com penas que variam entre 12 anos e 16 anos de reclusão, todas a serem cumpridas em regime fechado.

Justiça condena trio que ameaçava comerciantes de carros 2i1r37

As ações criminosas aconteceram no primeiro semestre de 2024, e os réus já estavam presos preventivamente desde o fim de 2023. Com a sentença, eles permanecem encarcerados. O caso segue em segredo de justiça, e ainda cabe recurso.

Segundo a investigação, os criminosos se avam por integrantes de uma organização criminosa atuante em Concórdia. Por WhatsApp, eles enviavam mensagens ameaçando incendiar os estabelecimentos e atentar contra a vida dos empresários, caso eles não realizassem transferências via Pix.

Em uma das ações, uma vítima cedeu à pressão e transferiu R$ 5 mil para a conta indicada pelos criminosos. Outra, que se recusou a pagar, teve um de seus carros incendiado em plena loja, numa clara tentativa de intimidação e reforço das ameaças.

Funções bem definidas no grupo criminoso 181n70

O grupo atuava de forma organizada e com funções claramente distribuídas. Um dos réus era responsável por coordenar a ação e orientar os demais sobre os alvos e os valores exigidos.

Outro, por sua vez, fazia o mapeamento visual: fotografava e filmava os comércios para enviar às vítimas e comprovar que os criminosos sabiam exatamente onde e com quem estavam lidando.

Já o terceiro acusado era o executor das ameaças, foi ele quem ateou fogo nos bens das vítimas como retaliação pelo não pagamento.

‘Pix ou fogo’: Justiça condena trio que ameaçava comerciantes de carros em SCTrês homens foram condenados em Concórdia, por crimes cometidos contra comerciantes de carros – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Justiça reage com penas ao trio que ameaçava comerciantes de carros 4i156r

A juíza responsável pela sentença destacou o dano psicológico causado às vítimas, a organização do grupo e o potencial destrutivo das ações como fatores determinantes para a condenação severa.

A decisão ressalta ainda o uso de meios tecnológicos, como o WhatsApp e o sistema bancário, para viabilizar crimes de forma remota, o que aumenta o desafio para as autoridades de segurança pública.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 4j561u

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira 3n3s60

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 166h3

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú h2c37

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia

Justiça

Júri condena quatro envolvidos em assassinato motivado por ‘talaricagem’ dentro de facção em SC 3z2y3l

Todos os quatro acusados foram condenados por organização criminosa, sendo que dois também vão cumpr ...

Justiça

Assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão por morte de casal u566h

Ex-PM Ronnie Lessa teria sido contratado por miliciano para matar rival que disputava território no ...