Fátima de Tubarão é uma das recordistas nas 107 mil denúncias contra manifestantes 5ys61

E-mails foram encaminhados por 27.457 denunciantes com 121.588 arquivos anexados e mais de 62 mil links, com a indicação, inclusive, dos nomes de pessoas que participaram do quebra-quebra na Esplanada 73v

Quase um mês após a invasão em Brasília de um grupo de manifestantes, o Ministério da Justiça recebeu 107 mil e-mails com denúncias que podem ajudar na identificação dos autores. As informações foram encaminhadas à Polícia Federal, que vai usar os dados ao longo das investigações.

O canal foi criado no dia 9 de janeiro, um dia depois dos ataques ao Palácio do Planalto e aos prédios do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a Secretaria de o à Justiça da pasta, das 107 mil mensagens, 102.407 foram analisadas para compor o relatório.

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/NDManifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Esses e-mails foram encaminhados por 27.457 denunciantes com 121.588 arquivos anexados e mais de 62 mil links, com a indicação, inclusive, dos nomes de pessoas que participaram do quebra-quebra na Esplanada.

“Alguns dados chamaram atenção, como a frequência com que alguns nomes apareceram, como a Ana Priscila, que era uma das lideranças dos atos terroristas e que, inclusive, foi presa pela PF. A gente viu aqui pelo menos em 450 e-mails o nome dela como alguém que estava mobilizando e chamando as pessoas para os atos terroristas”, explica o secretário Marivaldo Pereira.

‘Fátima de Tubarão’, idosa que foi filmada em atos no DF, é recordista em denúncias – Foto: Internet/Reprodução/ND‘Fátima de Tubarão’, idosa que foi filmada em atos no DF, é recordista em denúncias – Foto: Internet/Reprodução/ND

Outro nome frequente foi o de Ramiro dos Caminhoneiros, uma das lideranças que foram presas. Segundo a pasta, o extremista foi denunciado em 25 e-mails, com registros de vídeos e links com mobilizações organizados por ele. Fátima Tubarão, também presa pela PF, é outra recordista de queixas. Ela aparece em 86 e-mails, com anexos e links que mostram a atuação dela na manifestação.

Denúncias contra autoridades 2x3a2

As denúncias indicam ainda a atuação de deputados, governadores, vereadores e prefeitos que convocaram os atos de 8 de janeiro. Ao todo, 7.003 emails citam autoridades.

Como o volume de denúncias é grande, mais de 100 gigas de dados, o Ministério da Justiça ainda trabalha para sistematizar os dados. A próxima fase do trabalho será identificar buscas mais relevantes; abrir anexos para identificar provas; organizar perfis denunciados para bloqueios; identificar Fs, telefones, Pix e endereços; e transcrever conteúdos de áudio e vídeo.

Financiadores denunciados 43434o

O ministério também recebeu denúncias sobre os possíveis financiadores dos atos extremistas. Foram mais de 2.600 e-mails que mostram possíveis financiadores, encaminhados por mais de 1.500 pessoas.

Mais de 3.700 e-mails também mencionam informações de ônibus ou caravanas que levaram extremistas de todos os estados do país à Esplanada dos Ministérios em 8 de janeiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Criciúma e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 4j561u

Justiça

Caso Jéssica: mãe e atual esposa de ex-companheiro são condenadas por matar jovem em SC 126m5t

A dupla foi acusada de sequestrar, torturar, matar e enterrar o corpo de Jéssica Elias da Rosa duas ...

Justiça

Dívida de R$ 30 motiva crime brutal e leva dois réus à condenação em SC 1q4x10

Caso aconteceu em 2013, na Aldeia Paiol de Barro, em Entre Rios, e foi julgado nesta semana em São D ...

Justiça

IPTV pirata é crime? Entenda o que diz a lei brasileira 3n3s60

Descubra se assistir IPTV pirata é crime no Brasil, o que diz a lei e quais os riscos legais e digit ...

Justiça

Sogro que atirou no genro após ser confrontado por denúncia de abuso sexual vai a júri em SC 166h3

O crime aconteceu em julho de 2024, na frente de uma criança, em Anchieta, no Oeste; julgamento acon ...

Justiça

Homem é preso por dever R$ 175 mil de pensão alimentícia em Balneário Camboriú h2c37

Devedor de pensão alimentícia tem 45 anos e foi abordado enquanto saía de farmácia