Cidade de SC retoma terreno milionário abandonado para criar distrito industrial 3y4m6g

O terreno milionário abandonado custa cerca de R$ 2 milhões e tem espaço de 15 mil m² que destinado a empresas locais em Xanxerê, no Oeste 2l124o

 terreno milionário abandonadoO terreno abandonado abrigará um distrito industrial voltado a pequenas e médias empresas. – Foto: Ministério Público de Santa Catarina/ND

Um terreno milionário abandonado com mais de 15 mil metros quadrados, avaliado em mais de R$ 2 milhões será devolvido ao patrimônio do município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, para receber um novo destino: abrigar um distrito industrial voltado a pequenas e médias empresas, com foco na geração de emprego e renda para a população.

A medida foi viabilizada por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), o Município e a Associação Corpo de Bombeiros Comunitários.

A área havia sido doada anteriormente para atividades comunitárias, mas estava desocupada e sem utilidade pública. Em outubro de 2024, o MPSC entrou com uma ação para investigar o desvio de finalidade. Após sete meses de diálogo, o acordo foi firmado, encerrando a disputa judicial e garantindo a devolução do terreno milionário abandonado à istração municipal.

“O bem retorna agora ao poder público, que poderá destiná-lo a projetos sociais. Não foi uma ação fácil, mas o diálogo e a resolutividade anteciparam um resultado importante para a sociedade”, afirmou o promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise.

Terreno milionário abandonado será devolvido ao município de Xanxerê. – Foto: Ministério Público de Santa Catarina/NDTerreno milionário abandonado será devolvido ao município de Xanxerê. – Foto: Ministério Público de Santa Catarina/ND

Terreno milionário abandonado vai gerar emprego 2h6f4

Para o vice-Prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, a destinação da área será estratégica para o desenvolvimento econômico do município. “Vamos suplementar um distrito industrial para pequenas e médias empresas, o que vai fomentar a geração de emprego e renda aqui no nosso município”, declarou.

Além da reversão do terreno milionário abandonado, o TAC prevê a criação de uma nova Associação Corpo de Bombeiros Comunitários, que receberá uma nova sede por cessão de uso, com área entre 500 e 1.000 metros quadrados.

O atual representante da associação, Roberto Luzzi, reforçou a importância da continuidade do trabalho voluntário. “Ficamos felizes que o Município poderá destinar essa grande área em benefício da população, e que poderemos seguir com nossas atividades em outro local, com mais dignidade e segurança.”

O imóvel deverá ser formalmente devolvido ao município em até 60 dias. O acordo também estabelece prazos, multas em caso de descumprimento e impede qualquer tentativa futura de usucapião.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Justiça 4j561u

Justiça

Assassino de Marielle Franco, Ronnie Lessa é condenado a 90 anos de prisão por morte de casal u566h

Ex-PM Ronnie Lessa teria sido contratado por miliciano para matar rival que disputava território no ...

Justiça

‘Resposta a quem insiste’, diz advogado sobre condenação tardia de empresário por feminicídio y6z33

Caso tramitou por 23 anos até a condenação do STF; Sérgio Nahas matou sua esposa com um tiro no cora ...

Justiça

‘Careca do INSS’ tenta proibir uso do apelido, mas Justiça nega pedido 4e644h

O empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS', tentou impedir na Justi ...

Paulo Rolemberg

Justiça de SC livra deputado em caso movido por desembargador 4r217

Relator do caso entendeu que a crítica feita pelo deputado estadual tinha caráter político e foi pro ...

Justiça

Servidor e empresários da mesma família são denunciados por fraudes na penitenciária de Chapecó 6r234t

Esquema simulava concorrência entre empresas e burlava contratos na penitenciária de Chapecó, no Oes ...