
Mesmo antes do termo sustentabilidade ser debatido, o Grupo Habitasul já sabia da importância do cuidado com o meio ambiente e, em 1980, com a aprovação do Masterplan de Jurerê Internacional, hoje Jurerê in_, trouxe a sustentabilidade como um dos principais pilares do empreendimento, como já falamos por aqui.
O planejamento de Jurerê in_, por exemplo, nasceu da convicção de que designar a região próxima ao mar para o uso residencial e unifamiliar garantiria não apenas a identidade inicial necessária para a qualificação e a valorização crescente do empreendimento, assim como a viabilidade do seu desenvolvimento em etapas, com diferentes modelos de ocupação, visando o equilíbrio da densidade populacional e a preservação ambiental como um grande diferencial.
A praia e as riquezas naturais da região que integram também a Estação Ecológica de Carijó as heranças arqueológicas e históricas, como o Forte de São José da Ponta Grossa; as manifestações culturais fruto das civilizações que por aqui aram, integram o diferencial estratégico e a concepção do projeto e sua execução.

O plano de desenvolvimento assentou-se em quatro dimensões, matrizes da sustentabilidade: ambiental, cultural, física e humana. Nelas, os princípios de antecipação e renúncia se materializam em proposições e ações concretas como: o afastamento das vias de veículos da beira do mar; o afastamento das áreas privativas da orla, com a implementação da faixa de proteção ambiental de 45 metros ao longo de toda a praia; o sistema de coleta de esgotos, composto por tecnologias mais eficientes – como o sistema a vácuo – e a redução progressiva das densidades de ocupação do solo.
O projeto do bairro estabelecia uma setorização e limites de usos mais restritivos que os instituídos pelo documento, que também itia usos multifamiliares de serviço e comércio ao longo de todas as principais vias do empreendimento.
Já o proposto pela Habitasul ite somente ao longo do eixo formado pelo setor comercial, atualmente o Jurerê Open Shopping e em pontos específicos, como os Beach Clubs e a quadra onde hoje se situa o Il Campanario Villaggio Resort.
Relatório de Sustentabilidade 4d1b2z

Em seu segundo Relatório de Sustentabilidade (ESG), publicado em maio deste ano, o Grupo Habitasul ressaltou mais uma vez o cuidado com a natureza. O documento serve como uma ferramenta de transparência e prestação de contas para os stakeholders, a fim de apresentar a estratégia de sustentabilidade e seu desdobramento em práticas e compromissos.
Entre os destaques do relatório deste ano está o lançamento do Projeto Qualifica, um plano de certificação para os negócios até 2025 que já capturou resultados em seu primeiro ano com a conquista da ISO 9001 do Jurerê Open Shopping; a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e o lançamento de Jurerê in_, um projeto com visão em 2050, desenvolvido após um longo período de pesquisa e trabalho junto aos moradores, turistas, comerciantes e investidores.
Diante disso foi consolidado o lançamento de uma nova identidade de marca: Jurerê Internacional, mas pode chamar de Jurerê in_. Mantendo referência ao Internacional – que ajudou a posicionar o empreendimento no mercado imobiliário – e em sua busca de oferecer um padrão de qualidade inspirado nas urbanizações e comunidades do exterior, este novo posicionamento traz novos significados à marca, que são: integrada, inovadora, intensa, inspiradora.
Sobre o Jurerê in_ 2050 3q582e
A pesquisa também foi uma das bases do Jurerê in_ 2050, destaque do Relatório de Sustentabilidade, que tem como objetivo criar um ecossistema conectado, com harmonia e inúmeras possibilidades de contato entre as pessoas. Espaços públicos, parques e zonas verdes estarão integrados, criando um ambiente urbano naturalmente único.
A intervenção prevista no plano Jurerê Internacional 2050 e sujeita a licenciamento ambiental compreende 10,7% do total de terras da Habitasul disponíveis para expansão imobiliária. Da área total de 310 hectares, mais de 89% da extensão será preservada.
Jurerê in_ 2050 é baseado em cinco projetos de expansão:
- Parque Central com mais de 150 mil m² de áreas de lazer e contemplação;
- Expansão do Jurerê Open Shopping, com mais de 4 mil m² de lojas, praça de alimentação e espaços de lazer;
- Novas ciclovias: mais de 10 km de ciclovias ao longo do bairro;
- Novas áreas urbanas: Serão criadas centralidades residenciais e comerciais;
- Área de Preservação: Cerca de 324 hectares de áreas preservadas e verdes;
Essa nova etapa deverá ser implantada até 2035 e contará com edifícios construídos de acordo com diretrizes de sustentabilidade.
Além disso, o Sistema de Água e Esgoto (SAE) tem grande importância no contexto futuro de Jurerê in_ e vem trabalhando nos planos de expansão e aprimoramento contínuo para continuar garantindo o abastecimento de água e tratamento de esgotos em um ciclo fechado, assegurando a sustentabilidade hídrica do empreendimento.
Em 2021, por exemplo, aprimorou práticas internas de gestão e manutenção preventiva e ou a operar com um novo tanque de reserva de água com capacidade de 1.000 m³.
Segundo José Mateus, diretor de negócios do Grupo Habitasul, os investimentos para ações que visam a sustentabilidade am pela crença da vida em primeiro lugar e cada vida parte de um ecossistema. A perpetuidade da sustentabilidade local está na relação de equilíbrio das pessoas com o lugar onde elas moram, frequentam e até visitam.
Para conferir a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da Habitasul na íntegra é só ar o site. Aproveite também e clique aqui para saber mais sobre as iniciativas sustentáveis de Jurerê in_.