Mesmo sob pressão do MP, Balneário Camboriú analisa licença de prédio no cartão-postal 2e4qu

MP pediu esclarecimentos sobre prédio no cartão-postal de Balneário Camboriú; situação é analisada pela Procuradoria Geral do Município 7195

Mesmo sob pressão do MP, Balneário Camboriú analisa licença de prédio no cartão-postal – Foto: Reprodução/NDMesmo sob pressão do MP, Balneário Camboriú analisa licença de prédio no cartão-postal – Foto: Reprodução/ND

O Município de Balneário Camboriú afirmou que a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que falta para o prédio que pode afetar a vista da Estrada da Rainha receber o alvará, ainda está em análise interna.

À reportagem da NDTV RECORD, o Ministério Público de Santa Catarina havia dito, através da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú, que a licença não seria concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Licença de prédio no cartão postal de BC segue em análise 591a35

Porém, a prefeitura diz em nota de esclarecimento que a situação LAI do empreendimento Fontainebleau, da Embraed, segue em análise.

“Em razão do parecer técnico ambiental ter sido feito com base em decisão judicial acerca da ocupação das margens do Rio Marambaia, a avaliação está a cargo da Procuradoria Geral do Município”, alega a nota.

Segundo o município, este encaminhamento teria sido feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, após análise que opinou pela concessão da licença. O prazo, deliberado pela Justiça, ainda está em curso e termina em 28 de julho de 2025.

Prédio no cartão-postal atrapalharia vista icônica da cidadeBalneário Camboriú analisa licença de prédio no cartão-postal – Foto: PMBC/Divulgação

Entenda polêmica com prédio no cartão-postal de Balneário Camboriú 1opx

O projeto do prédio foi aprovado em 2024 pela antiga gestão do Município de Balneário Camboriú, mas algumas licenças, como a ambiental, não foram concedidas. Neste ano, o MPSC pediu esclarecimentos a prefeitura e a Embraed, construtora responsável, sobre esta construção.

Há 20 anos, o Ministério Público (MP) iniciou uma ação civil pública contra a construção do edifício Gran Palazzo pela Embraed, alegando que o projeto contrariava o plano diretor e obstruía a paisagem. A Justiça determinou a cassação da licença e a recuperação da área degradada.

Em 2018, a Embraed tentou novo projeto no local, mas o MP interveio novamente. Este processo foi arquivado em 2019.

Licença de prédio no cartão postal de BC segue em análise, diz prefeitura – Foto: Reprodução/NDLicença de prédio no cartão postal de BC segue em análise, diz prefeitura – Foto: Reprodução/ND

Em paralelo, um decreto municipal de 2016 declarou o terreno de utilidade pública, mas foi revogado em 2020, o que poderia permitir o retorno do interesse da Embraed. Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano do município, Carlos Humberto Silva, um novo decreto não está em cogitação no momento, devido ao custo da indenização.

Zoneamento de cartão-postal de Balneário Camboriú consta no plano diretor do município xl5h

O zoneamento da Estrada da Rainha consta no plano diretor do município. O artigo 125 determina que, no local, deve haver controle do adensamento construtivo, harmonizando com a paisagem local.

Com esta tentativa, o MP voltou a apurar o caso e solicitou que o município esclareça a relação entre os projetos Gran Palazzo e Fontainebleau e envie documentos sobre possível descumprimento da decisão judicial.

Entenda polêmica com prédio no cartão-postal de Balneário Camboriú – Foto: PMBC/DivulgaçãoEntenda polêmica com prédio no cartão-postal de Balneário Camboriú – Foto: PMBC/Divulgação

*Com informações da repórter Greici Siezemel.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Infraestrutura 70212

Infraestrutura

Ilha submersa do tamanho da Islândia pode expandir território do Brasil 135d46

Formação geológica de ilha submersa no Atlântico pode expandir o território brasileiro e liberar ace ...

Infraestrutura

Maior bairro de Chapecó terá mais de 40 ruas asfaltadas; saiba quais 4e4z8

Com 20 km de pavimentação, pacote contempla ruas asfaltadas em loteamentos como Alice, Ipê, Mirante ...

Infraestrutura

Morador teme que rio avance para dentro de casa e cobra socorro da prefeitura em cidade de SC 4i6z1e

Com receio de inundação, morador de Criciúma cobra ação do poder público para conter avanço do rio ...

Infraestrutura

Não é o Egito! Veja qual é o país com mais pirâmides no mundo inteiro 476334

Apesar de ser o mais famoso, o Egito não lidera o ranking. O país com mais pirâmides fica localizado ...