O ciclone extratropical que trouxe temporais para Santa Catarina nesta quinta-feira (25) provocou destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e deixou 117 mil casas sem luz. O balanço dos estragos foi publicado pela Defesa Civil nesta sexta (26).

O sistema começou na forma de temporais isolados, mas entre o final da tarde e início da noite desta quinta avançou em todo o Oeste em forma de linha. Por causa dessa configuração foram registrados ventos acima de 60km/h em toda a região.
O município de Xanxerê, no Oeste, está entre os municípios que contabilizou estragos provocados pelo temporal. Em algumas localidades do interior, a Defesa Civil sequer conseguiu o devido às árvores caídas sobre a rede elétrica e a via.
Veja onde foram registradas as maiores rajadas de vento 3x3x2b
Bom Jardim da Serra: 95,8 km/h
Xanxerê: 87,1 km/h
Chapecó: 86,1 km/h
Urupema: 79,4 km/h
Joaçaba: 77,4 km/h
Ponte Serrada: 76,6 km/h
São Miguel do Oeste: 70,9 km/h
Campo Belo do Sul: 69,3 km/h
Campos Novos: 66,6 km/h
Imbituba: 66 km/h
Caibi: 64,7 km/h
Concórdia: 60,8 km/h
Tangará: 60 km/h
Caçador: 54 km/h
Alertas para as próximas horas 6v6244
A Defesa Civil emitiu três alertas na manhã desta sexta. O primeiro é sobre a chance de mar agitado e ressaca entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, que vale até às 23h59 de sábado (27).
As ondas de direção Nordeste, ando para Sudoeste/Sul, chegam a uma altura de 2 a 3 metros nessas regiões. Nas demais áreas litorâneas, as ondas devem atingir 1,5 metros, com picos de 2 metros. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação do mar.
O segundo é em relação às rajadas de vento de moderada intensidade provocadas ainda pelo ciclone, entre meio-dia de sexta e a noite de sábado. Em grande parte do Estado os ventos podem chegar a 70 km/h, com exceção do Extremo-Oeste e parte do Oeste.
Já o risco de temporais é o terceiro alerta dado pelo órgão estadual. Entre o Litoral Norte e o Baixo Vale do Itajaí, as chuvas fortes podem ocorrer até as 18h deste sábado. O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa e baixo nas áreas em verde no mapa a seguir.
