
Após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19, a maior cuca do Brasil, do bairro Vila Itoupava, em Blumenau, voltará a ser produzida neste ano para o aniversário do município, comemorado no dia 2 de setembro. Serão 172 metros da iguaria culinária, que em 2022 será patrocinada integralmente pela Veolia Brasil. O anúncio foi feito nesta semana pelo diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do grupo, Bruno Muehlbauer, durante uma visita técnica do prefeito da cidade, Mário Hildebrandt, e da vice-prefeita, Maria Regina Soar, ao CGR (Centro de Gerenciamento de Resíduos) da empresa.
Na ocasião, eles puderem conhecer as tecnologias empregadas na primeira unidade de tratamento de resíduos industriais licenciada em Santa Catarina, em operação desde 1999. “O Grupo Veolia, além do seu comprometimento com a transformação ecológica, possui políticas voltadas ao bemestar social e para as comunidades que vivem no entorno de seus empreendimentos. E aqui em Blumenau, essa relação é muito próxima, também por meio de ações promovidas em parceria com o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava”, destaca Bruno Muehlbauer.
A engenheira química Tamely Cristine Floriani, gerente do CGR, destaca a importância do retorno com as visitas externas, após o período de pandemia. “Aqui no CGR Blumenau utilizamos grandes tecnologias para o tratamento de resíduos perigosos e não perigosos.

Trabalhamos dentro das mais rigorosas normas ambientais e somos referência no Brasil. E é muito importante que moradores e autoridades saibam disso e que sintam orgulho pela cidade abrigar uma empresa desse porte”, observa.
Durante a agem pelo CGR da Veolia Brasil, o prefeito e a vice-prefeita de Blumenau estavam acompanhados do intendente distrital Leandro Rodrigues da Silva, dos vereadores Maurício Goll e Sylvio Zimmermann, e do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município, Jefferson Edemar Voigtlaender.

Ranking Brasil acompanhará evento para confirmar o recorde 2o5c16
Na edição deste ano, em setembro, o corte da cuca gitante será acompanhado pelo Ranking Brasil, para confirmar o recorde. O evento gastronômico faz parte das comemorações do aniversário de Blumenau, que completará 172 anos em 2022. Em 2019, o site RankBrasil, que é a versão brasileira do Guinness World Records, popularmente conhecido como Livro dos Recordes Mundiais, reconheceu a cuca de 169 metros, produzida na Vila Itoupava, como a maior do Brasil.

O mesmo recorde já havia sido concedido à Vila Itoupava em 2018 com uma cuca de 168 metros de comprimento. A última cuca gigante, de 169 metros, teve 12 sabores, 1312 quilos e 46 centímetros de largura.
A produção demorou 18 horas e contou com 18 pessoas envolvidas. Segundo o site dos recordes brasileiros, a receita levou 604 ovos, 510 kg farinha de trigo, 275 kg açúcar, 175 kg de manteiga, 2.400 bananas e 1.05 l de leite. Foram necessárias 282 travessas, 29 fornadas para assar a massa, que no final rendeu 8.460 pedaços da iguaria. Quem recebeu o troféu pelo recorde em 2019 foi o proprietário do Supermercado Fritzke, Roberto Fritzke. Toda a cuca é distribuída gratuitamente à população.