Mês da pesca da tainha: 5 receitas deliciosas para provar com o peixe da temporada 3k6t5z

Prato típico em Santa Catarina, a tradicional pesca da tainha ocorre entre os meses de maio e julho 11 maio 2022 às 10h49 5 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 4w164

Se o mar está para tainha, significa que a mesa está para fartura. De maio a julho, a tradicional pesca da tainha é liberada em Santa Catarina e o pescado se torna alimento principal em muitos lares do Estado. É neste período do ano que o cardume migra do Rio Grande do Sul e do Uruguai para fazer a desova em regiões de água mais quente. Em grupo, elas tomam para si o mar catarinense.

Tainha grelhada – Foto: La Canoa Frutos do Mar/DivulgaçãoTainha grelhada – Foto: La Canoa Frutos do Mar/Divulgação

Durante 90 dias, elas dividirão o espaço com as canoas coloridas dos pescadores que vão a sua captura. Uma das modalidades de pesca, a de arrasto, é toda artesanal. É um trabalho coletivo, que envolve o pescador observador dos cardumes, os que vão para a água e os que puxam a rede na areia.

A tradição litorânea reúne a comunidade, fortalece laços e se torna atração turística. Visitantes costumam ir para as regiões de pesca a fim de acompanhar e por que não participar do processo, ajudando a puxar a rede carregada de peixe do mar. Em Florianópolis e em Bombinhas, a pesca artesanal da tainha é reconhecida como patrimônio imaterial da comunidade. De Norte a Sul do litoral catarinense, as cidades festejam o pescado.

Nas Festas da Tainha pelo Estado, você encontrará diferentes modos de preparo desse peixe que é muito versátil. Quer saber diferentes formas de preparar uma tainha? Então confira cinco pratos deliciosos.

1. Tainha recheada com pirão de camarão 4v2s18

Este é um dos pratos mais típicos de Florianópolis e de outras cidades litorâneas de Santa Catarina. Que tal aproveitar a safra da tainha e preparar em casa?

Vamos começar pelo preparo do pirão. Refogue cebola, alho, pimentão e tomate. Acrescente no refogado camarões limpos e tempere com sal, pimenta do reino e alfavaca picada. Adicione água. Uma boa opção é ferver as cabeças e cascas dos camarões em ½ litro de água e coar assim que cozinharem. Você pode usar esse caldo saborizado para o preparo do pirão.

Quando começar a ferver, adicione aos poucos farinha de mandioca, até dar o ponto do pirão. Ou seja, nem muito duro, nem muito mole. Cremoso! Reserve. Para essa receita, a tainha deve ser limpa pelas costas, retirando a espinha central, as laterais e todas as vísceras do peixe. Coloque-a em uma assadeira, sobre uma camada de cebola em rodelas. Recheie a tainha com o pirão. Em seguida, faça cortes superficiais sobre ela, salpique sal e regue com azeite.

Ela pode ser assada no forno ou na brasa, diretamente sobre o carvão na churrasqueira. Em cerca de 30 minutos a tainha fica pronta para ser saboreada.

2. Tainha assada na telha 501z13

São diversas as formas de preparo de uma tainha na telha. Você pode tanto recheá-la com pirão de camarão, farofa de ovas, como pode também fazer um recheio com várias ervas e legumes.

Neste preparo, a tainha é aberta pela barriga e recebe cortes superficiais em suas laterais, para absorver melhor o tempero. Salpique sal e regue com limão o peixe. Uma das opções é preparar uma mistura de azeite, limão, pimenta, cebolinha, alho, coentro e sal. Espalhe o molho por dentro e por fora da tainha.

Para o recheio, você pode utilizar tomate, cebola e pimentões coloridos cortados em rodelas. Ou então prepare um refogado também com cebola, tomate, alho, milho verde e temperos de sua preferência, como orégano, tomilho e manjerona. Depois de pronto, preencha o peixe.

Antes de colocar a tainha na telha, é importante que o material esteja limpo e esterilizado. Besunte a telha com azeite e forre com legumes como pimentões, cebola ou batata. Para tornar o prato aromático, você pode colocar louro, manjericão, tomilho ou outro tempero de sua preferência. Coloque o peixe por cima desta camada.

Depois disso, é só levar a telha para a churrasqueira. Ela deve ter contato direto com a brasa, ficando em cima do carvão. Basta esperar de 40 minutos a uma hora para ter um peixe suculento e aromático desmanchando na boca.

3. Tainha em postas frita h4g22

Este modo de preparo é prático, rápido e saboroso. Nele, a tainha é limpa e cortada em postas de mais ou menos dois centímetros. Tempere com sal, suco de um ou dois limões (ao seu gosto) e alho. Algumas pessoas usam outros temperos, como chimichurri. Aí fica ao seu critério.

Uma opção é deixar o peixe marinando um pouco nesse caldo, para pegar melhor o sabor. Depois disso, a tainha é empanada. Os métodos aqui também variam: é possível usar farinha de mandioca, de trigo, de rosca e até fubá. Algumas pessoas usam duas camadas de farinha: am primeiro no trigo, depois pelo ovo e, em seguida, empanam com farinha de rosca. Aí é só fritar em óleo quente e está pronta!

Essa é uma excelente opção para comer com pirão d’água ou de peixe.

4. Tainha no caldo 4b2x39

Aqui, a tainha é cozida em um caldo super saboroso que pode virar a base de um pirão para ser servido como acompanhamento. Leve ao fogo tomate e cebola picados, cebolinha e salsinha. Refogue os ingredientes no azeite. Em seguida, adicione água, sal e pimenta. Para dar uma cor mais alegre ao prato, uma opção é acrescentar colorau. Deixe a mistura ferver por um tempo.

É hora de entrar com o alho, a alfavaca e a tainha cortada em postas. Agora é deixar cozinhar. Quando a espinha estiver soltando do peixe, o prato está pronto. Basta acrescentar farinha ao molho que ficou na a e você terá um delicioso pirão para acompanhar essa tainha.

5. Tainha cozida no feijão 285o5y

Este é um preparo típico dos nativos do litoral catarinense e/ou descendentes de açorianos. Até o pesquisador e folclorista florianopolitano Franklin Cascaes registrou esse hábito. Se você também quiser experimentar, saiba que é simples de fazer. A tainha aqui também é cortada em postas e temperada com sal. Primeiro, refogue e prepare o feijão em uma a de pressão até ele ficar macio. Deixe separado.

Sele as postas de tainha dos dois lados em uma frigideira. Em seguida, coloque o peixe no feijão, salpique com salsinha e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Está pronto. Bom apetite!

Explore mais conteúdos da cidade 732c2p

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 3i4o1u

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis q6ys

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores