A torcida do Avaí cantava que “na Ressacada ninguém ganha do Leão”. A música está sumida das arquibancadas, mas o retrospecto em finais de Campeonato Catarinense na casa azurra é de 100% de aproveitamento. Em todas as finais de estaduais que tiveram o Estádio Aderbal Ramos da Silva como palco do derradeiro jogo o campeão foi a equipe azul e branco.
Avaí campeão do Campeonato Catarinense de 2009 em cima da Chapecoense – Foto: Revista Avaí/Reprodução/ND
Com o apoio da torcida, que já esgotou os ingressos que estavam disponíveis na loja do clube e no site, a chance de conquistar o título estadual é de 100% de acordo com o retrospecto. No entanto, é importante relembrar que tudo pode acontecer em uma partida de futebol.
Muitos torcedores contam a conquista de 1988, diante do Blumenau, como uma final, mas naquele ano o Catarinense foi decidido em um hexagonal final e a partida que garantiu o título foi diante do BEC, com a Ressacada superlotada em um time com estrelas como Adílson Heleno, Fossati, Belmonte e Adílson Gomes.
Retrospecto positivo à parte, a semana do Avaí marca para esta tarde de quarta-feira uma entrevista coletiva com o lateral-esquerdo Mário Sérgio, o responsável por marcar os dois gols no jogo de ida. O jogador deve falar sobre como foram os momentos após balançar as redes e projetar a partida diante da Chapecoense no sábado, às 16h30.
Decisões do Avaí na Ressacada 5t6m43
1997 – Avaí 2 x 0 Tubarão 5x1h3n
Jacaré já era realidade e marcou os dois gols na primeira final de primeira divisão do Leão na Ressacada.
Diante de aproximadamente 22.850 torcedores, no dia 22 de junho de 1997, o Avaí venceu o Tubarão por 2 a 0, consagrando o atacante Jacaré como o herói da noite, ao marcar os dois gols – Foto: Divulgação/Avaí F.C
2009 – Avaí 6 x 1 Chapecoense 4s725i
O Leão teve uma tarde com atuação mágica de Marquinhos. Após perder a ida por 3 a 1, o Avaí reverteu o placar no tempo normal e ainda fez mais três na prorrogação. O goleiro Eduardo Martini ainda chegou a isolar um pênalti.
2010 – Avaí 2 x 0 ville 5jt31
Vitória em ville e outra na Ressacada, na volta, com gols do atacante Roberto e do meia Davi. Foi o bicampeonato avaiano após 55 anos.
Nos pênaltis! O jogo terminou empatado no tempo normal e a decisão foi para os pênaltis. João Paulo, que está no clube, Luan Pereira, Pedro Castro e Jones Carioca marcaram, com o goleiro Vladimir defendendo uma e Bruno Pacheco perdendo a última cobrança da Chape.
Avaí durante comemoração do título do Campeonato Catarinense de 2019 – Foto: Flávio Tin/Arquivo/ND
Bônus – 1994 65r4n
Até quando jogou a Série B do Catarinense e disputou a decisão em casa, o Avaí levou a melhor. Em 1994, diante do Hercílio Luz, que naquela época tinha Nardela, o então jovem Jacaré fez dois gols na final e ajudou o Leão a ser campeão.
Avaí, Campeonato Catarinense Série B de 1994, – Foto: Avaí/Divulgação/ND