
Jejum quebrado, lanterna é ado e uma nova esperança renasce no Scarpelli. A vitória do Figueirense por 2 a 0 sobre o Ituano, neste domingo, foi a primeira na Série C 2025 e a primeira depois de 91 dias do último triunfo.
Os três pontos tiraram o Alvinegro da lanterna da competição, ficando fora até da zona de rebaixamento momentaneamente, e fizeram o sentimento do torcedor reaparecer pela entrega dos jogadores.
Na escalação, em seu primeiro jogo dentro da área técnica no retorno ao Figueira, o técnico Pintado mexeu no ataque. Renan e Marlyson foram sacados para as entradas de Nicolas e Kayke. Deu boa.
É possível que o sal grosso colocado por torcedores antes do jogo começar na entrada do vestiário tenha surtido efeito, mas desde o primeiro minuto o Figueirense foi pra cima do Ituano e aproveitou a bola parada.
Em cobrança de Felipe Augusto, a bola parou nos pés de Nicolas, titular na vaga de Renan, que só empurrou para o fundo da rede. Os 6.525 torcedores no Scarpelli puderam comemorar o time sair na frente.
Chance de ampliar o time teve, mas Kayke vive uma fase difícil na hora das conclusões e perdeu um gol praticamente feito, deslocando o goleiro e botando a bola na trave. Depois, de cabeça, o goleiro também defendeu uma boa chance do camisa 9.
Ainda no primeiro tempo, a torcida organizada Gaviões Alvinegros levantou na arquibancada faixas de protesto contra Prisco, Lages, Tadeu e exigindo transparência e que o o é obrigação.
No intervalo, o árbitro exigiu que as mesmas fossem retirada, como está no regulamento da CBF, mas a Polícia Militar deu garantia de que não causaria problema e elas ficaram expostas durante toda a segunda etapa, resultando em um atraso de cinco minutos para a bola recomeçar.

Se o primeiro foi movimentado, o Figueirense diminuiu um pouco a intensidade e aguardou o Ituano. A equipe paulista não assustou muito e o Alvinegro sobre controlar o resultado. Rafinha Potiguar e Nicolas criaram chances, mas sem sucesso.
Já nos minutos finais, após o árbitro marcar oito minutos de acréscimos, em joga pelo lado direito, a bola sobrou na pequena área para Renan ajeitar e mandar um bomba para o fundo do gol. O Scarpelli voltou a explodir e comemorou a primeira vitória alvinegra.
Lances Figueirense 2 x 0 Ituano 6sx1e
Primeiro tempo 2d3e6a
- 7min – UUHH! Nicolas arriscou de fora da área e o goleiro Jefferson Paulino espalmou para escanteio.
- 16min – DE LETRA! Leonan e Felipe Augusto desviou de letra, mas a bola foi pra fora.
- 19min – GOOOL! Nicolas! O camisa 7 completou com o pé direito, na pequena área, após escanteio.
- 31min – TRAVE! Felipe Augusto deixou Kayke na cara do gol, ele tirou do goleiro e mandou a bola na trave.
- 46min – PEGOU! Kayke cabeceou livre e bem, mas o goleiro do Ituano fez um milagre pra defender.

Segundo tempo l5x1q
- 25min – Dal Pian apareceu no lado esquerdo e tentou surpreendeu Fabrício, mas o chute foi pra fora.
- 26min – DÁ NELE, BOLA! Leonan cruzou e João Lucas apareceu livre pra cabecear, mas errou o movimento, a bola bateu na cara e a zaga do Ituano afastou.
- 28min – QUASE! Rafinha Potiguar acertou um lindo chute da entrada da área, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
- 41min – UUHH! Marlyson sofreu a falta e cobrou, mas mandou pra fora.
- 45min – GOOOL! Renan recebe dentro da área e mandou uma bomba para o fundo da rede. Foi o primeiro gol do ex-jogador do Santa Catarina pelo clube.

FICHA TÉCNICA – 6ª RODADA DA SÉRIE C 2025 5o3u46
FIGUEIRENSE: Fabrício; Iury, Lucas Dias, Ligger e Leonan; Flávio (Rafinha Potiguar), Jhonny Douglas e João Lucas (Wellington Nem); Nicolas (Renan), Kayke (Reifit) e Felipe Augusto (Marlyson). Técnico: Pintado
ITUANO: Jefferson Paulino; Thassio, Luiz Gustavo, Matheus Mancini e Dal Pian; Bruno Silva (Gabriel), Thiago Moraes (Grigor) e Léo os; Osman (Fernando Canesin), Neto Berola (Thiaguinho) e Gustavo Silva (Zé Carlos). Técnico: Mazola Júnior
GOLS: Nicolas (FIG), aos 19min do 1ºT; Renan (FIG), aos 45min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Thiago Moraes, Zé Carlos, Grigor, (ITU); Flávio, Nicolas, Fabrício (FIG)
PÚBLICO: 6.525
RENDA: R$ 81.080,00
ARBITRAGEM: Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS), auxiliado por Fabrício Lima Baseggio (RS) e Otávio Legramanti (RS).
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli
DATA: 18/5/2025
HORÁRIO: 19h
Agenda do Figueirense 4zv1r
- 26/5 – Segunda-feira – 19h30 – Guarani x Figueirense
- 1/6 – Domingo – 19h – Figueirense x Botafogo-PB
- 15/6 – Domingo – 16h30 – Londrina x Figueirense