“Era o que tinha que marcar”, diz diretor de arbitragem da FCF sobre pênalti para o Avaí 4lj1a

Diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol ratifica decisão de Gustavo Bauermann como correta na final entre Avaí e Chapecoense 4k2m1

O pênalti mais discutido dos últimos tempos em Santa Catarina foi bem marcado, conforme explicação dada por Kléber Lúcio Gil ao ND Mais. O diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol conversou com a reportagem e explicou que Gustavo Ervino Bauermann tomou a decisão correta após análise do VAR.

Diretor de arbitragem falou do lanceFRAME – Lance do pênalti marcado para o Avaí – Foto: Avaí Play/Reprodução/ND

Gil disse que foram ouvidas opiniões, de forma informal, de membros ligados à arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também referendaram o que foi marcado dentro de campo e que resultou no empate do Avaí diante da Chapecoense.

“A gente toma bastante cuidado para tomar essa decisão, conversamos com a CBF e com alguns instrutores, e o entendimento é que o que está na imagem era o que tinha que marcar. No lance do penal teve toda a revisão, a questão de detalhes, e se o VAR não observar detalhes e não transcrever a jogada como ela é vão porque o por que de não usar o VAR. A função deles é achar os detalhes e tomar a decisão. Surgiram novas imagens que justificaram a decisão tomada”.

Kléber Lúcio Gil é diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol – Foto: Reprodução/NDKléber Lúcio Gil é diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol – Foto: Reprodução/ND

Kléber Lúcio Gil, que foi assistente da Fifa por muitos anos, também comentou sobre a dificuldade de apitar uma final de Campeonato Catarinense. Foi a primeira vez que Gustavo Bauermann esteve nessa posição e a avaliação é positiva.

“Um jogo difícil, final de campeonato sempre é difícil, todo mundo quer ganhar o jogo, mas em geral o árbitro conseguiu ter um bom desempenho. Nos lances mais capitais teve a questão do VAR para poder ajudar, num jogo como esse o mais complicado é a questão disciplinar. Conduzir uma partida nesse nível é preciso ter controle emocional e ele tentou fazer naquele momento era não estragar o jogo. A gente ainda não teve reunião com a equipe de arbitragem, já separamos alguns vídeos, a gente deve pontuar algumas decisões”.

Conversa do diretor com o árbitro 59521k

Bauermann foi ouvido por Kléber Lúcio Gil, até para saber como ele estava se sentindo após a partida e toda a repercussão gerada na decisão. Segundo o diretor de arbitragem da FCF, o árbitro da final teve que acionar a polícia diante de tantas ameaças e que está mais tranquilo justamente porque a avaliação é de que não houve erro na partida.

“Ele está bastante receoso, teve ameaças com a família e situações inconvenientes. A polícia teve que agir para oferecer segurança para a família dele. O que deixou ele mais tranquilo é que todas as imagens que estão circulando mostrando o que aconteceu, a comissão nacional referendando a decisão tomada e o que tranquiliza o árbitro é saber que ele pode fazer o seu melhor e o que ele tomou de decisão foi o mais correto”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Futebol 5hg2y

Futebol

São Paulo x Mirassol: onde assistir ao vivo com imagens e horário m2a6h

Na tabela do Brasileirão, o São Paulo é o 11° colocado , enquanto o Mirassol está na 12° posição ...

Futebol

NDTV RECORD transmite Fluminense x Vasco pelo Brasileirão neste sábado n7q

Rivais cariocas, Fluminense x Vasco chegam embalados após as classificações na Copa do Brasil no mei ...

Futebol

Atacante do Avaí celebra bom momento e faz autoavaliação dos gols perdidos 56mq

Jogador com mais participações em gols na temporada pelo Avaí, atacante Cléber fala dos números posi ...