O Avaí é o campeão do Campeonato Catarinense 2025. O Leão empatou em 1 a 1 com a Chapecoense, neste sábado (22), na Ressacada, e garantiu o 19º troféu do Estadual.

A partida teve 17 minutos de acréscimo, muita confusão na checagem do pênalti a favor do Avaí pelo VAR, que levou 14 minutos, e muita reclamação da Chapecoense em relação à arbitragem.
A partida deste sábado registrou o maior público do Catarinense em 2025. Foram 17.711 torcedores na Ressacada acompanhando a grande final. A renda foi superior a R$ 700 mil.
O primeiro tempo começou acelerado, com Alef Manga desperdiçando uma grande chance para o Avaí e Walter Clar exigindo o goleiro César. A partir daí os minutos se aram e o bom futebol deu lugar a um jogo de disputa física e pouca técnica.
A segunda etapa, diferente da primeira, foi quente. A Chape logo abriu o placar com Bruno Matias, que acertou um lindo chute próximo do ângulo de César. O Verdão ou a se segurar e o Avaí, que precisava do gol, atacou mais.
Até o pênalti ser marcado em Gaspar, o lance aconteceu aos 15 minutos, foram mais 14 minutos de discussão, expulsões e até a presença da Polícia Militar para retirar Giovanni Augusto de campo. Na cobrança, o capitão Eduardo Brock estufou a rede e fez a Ressacada pulsar.
Lances Avaí x Chapecoense t6m2
Primeiro tempo 2d3e6a
- 3min – PERDEU! Alef Manga chegou na cara do gol e bateu de esquerda, mas o goleiro Léo Vieira conseguiu cortar.
- 4min – ESPALMOU! Walter Clar mandou uma bomba da intermediária o goleiro César defendeu no reflexo, quase a Chape surpreendeu.
- 12min – INCRÍVEL! Cléber cruzou e Alef Manga apareceu livre para bater de primeira, mas se enrolou e perdeu uma chance clara para o Avaí.

- 45min – LONGE! Dentinho recebeu na entrada da área e tentou se consagrar, mas pegou mal e quase mandou na lateral.
Segundo tempo l5x1q
- 3min – GOOOL DA CHAPE! Bruno Matias pegou o rebote na entrada da área, ajeitou e mandou um balaço no canto do goleiro César.
- 6min – UUHH! Bruno Matias teve mais chance da entrada da área, agora de canhota, e mandou perto. Quase o segundo.
- 8min – QUE DEFESA! Cléber matou na entrada da área e chutou forte, mas o goleiro Léo Vieira fez uma grande defesa e mandou pra escanteio.
- 15min – OLHAR O VAR! Gaspar foi tocado dentro da área e caiu. O árbitro Gustavo Bauermann ou a ouvir o VAR e foi para a TV.
- 18min – VERMELHO! Os jogadores da Chapecoense ficarem revoltados e Giovanni Augusto acabou expulso, depois foi a vez de Jiménez e Dentinho, ambos no banco, também serem expulsos. Judson foi pelo Avaí.
- 29min – GOOOL DO AVAÍ! Eduardo Brock bateu o pênalti forte, no meio do gol, em empatou o jogo. Foram 14 minutos entre a paralisação do VAR e a cobrança do capitão avaiano.

- 33min – MILAGRE! Jonathan Costa recuou errado e Mário Sérgio chutou, mas o goleiro César espalmou na ponta dos dedos e evitou o segundo gol da Chapecoense.
- 35min – PERIGO! Marquinhos Gabriel avançou pela esquerda e bateu forte, mas pra fora.
- 49min – UUHH! Marcinho arriscou de fora da área e quase marcou para a Chape.
FICHA TÉCNICA – AVAÍ X CHAPECOENSE – Final do Catarinense 2025 456f5h
AVAÍ: César Augusto; Jonathan Costa, Pedrão, Eduardo Brock e Mário Sérgio; Zé Ricardo, João Vitor e Marquinhos Gabriel (Barreto); Gaspar (Quaresma), Alef Manga (Hygor) e Cleber (Vagner Love). Técnico: Enderson Moreira
CHAPECOENSE: João Paulo; Jhonnathan, Bruno Leonardo, Eduardo Doma (Vitor Caetano) e Walter Clar; Jimenéz (Pedro Martins, Eduardo Person), Bruno Mathias e Giovanni Augusto; Dentinho, Marcinho e Mário Sérgio. Técnico: Gilmar Dal Pozzo
GOLS: Bruno Matias (CHA), aos 3min do 2ºT. Eduardo Brock (AVA), aos 29min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Alef Manga, Eduardo Brock, Cléber, Zé Ricardo, Marquinhos Gabriel (AVA); Doma, Léo Vieira, Dentinho, Giovanni Augusto, Bruno Leonardo, Eduardo Person (CHA).
CARTÃO VERMELHO: Giovanni Augusto (CHAP).
ARBITRAGEM: Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Gizeli Casaril e Thiaggo Americano Labes. No VAR, Wagner Reway.
PÚBLICO: 17.711
RENDA: R$ 737.932,00
LOCAL: Estádio da Ressacada
DATA: 22/3/2025
HORÁRIO: 16h30