Análise tática: Brasil ‘desata nó’, fura retranca da Sérvia e vence na estreia u4e5c

Brasil enfrentou forte marcação da Sérvia em seu jogo de estreia da Copa do Mundo de 2022, mas se saiu bem, especialmente no segundo tempo 435f6w

O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 na estreia da Copa do Mundo. A partida foi marcada por dois tempos, um tanto quanto distintos, muito em função dos gols na segunda etapa que condicionaram mais espaços para a seleção brasileira jogar.

Time mandou a campo um Brasil no 4-3-3 bastante ofensivo, com Vinicius Júnior no ataque e Lucas Paquetá como segundo homem de meio-campo.

Formação do Brasil contra a SérviaFormação do Brasil contra a Sérvia – Foto: TacticalBoard/Reprodução

Já a Sérvia entrou em seu tradicional 3-4-2-1, optando por atuar apenas com um centroavante e adiantando Milenkovic-Savic para próximo de Tadic.

Formação da Sérvia para enfrentar o Brasil – Foto: TacticalBoard/ReproduçãoFormação da Sérvia para enfrentar o Brasil – Foto: TacticalBoard/Reprodução

Primeiro tempo 2d3e6a

O primeiro tempo foi arrastado e de poucos lances de perigo. O Brasil teve o controle, teve a bola, batendo mais de 50% de posse, porém esbarrava na forte defesa Sérvia que se postava em um 5-4-1, variando para 5-3-2 em alguns momentos.

A Sérvia variou entre bloco alto e médio e marcava forte e em alguns momentos se mostrava até violenta. Neymar foi “caçado” em campo e terminou a partida com nove faltas sofridas.

A seleção brasileira teve dificuldades em ocupar o entrelinhas e via Richarlison ser “encaixotado” entre os três zagueiros sérvios.

Em termos de números, foram apenas quatro finalizações brasileiras na primeira etapa. Ainda que Casemiro e Thiago Silva conseguiram encontrar es verticais para Vinicius Júnior em momentos onde o zagueiro Milenkovic saia para “caçar” e deixava espaços nas próprias costas.

Milenkovic saia para caçar e deixou espaços para Vini Jr atacar duas vezes – Foto: TacticalBoard/ReproduçãoMilenkovic saia para caçar e deixou espaços para Vini Jr atacar duas vezes – Foto: TacticalBoard/Reprodução

Fase defensiva 1a1q6r

Se com bola o Brasil não foi brilhante, sem ela foi praticamente perfeito. É bem verdade que a Sérvia apresentou pouco com bola e “apelou” muitas vezes para ligações diretas buscando Mitrovic como pivô.

Outro ponto que pôde ser visto em alguns momentos, foi a utilização de Pavlovic, o zagueiro pelo lado esquerdo, atuando como um “lateral” quando a equipe tinha bola, espetando Mladenovic como um ponta obrigando Raphinha a descer muito para auxiliar Danilo.

É preciso ressaltar a atuação de excelência de Casemiro. Importantíssimo em transições defensivas, ou seja, no momento em que o Brasil perdia a bola e precisava “correr para trás”. Segundo dados da Fifa, o volante brasileiro conseguiu 10 recuperações de posse, o maior número na equipe.

Casemiro recuperou a posse 10 vezes durante Brasil x Sérvia – Foto: Fifa/Reprodução/NDCasemiro recuperou a posse 10 vezes durante Brasil x Sérvia – Foto: Fifa/Reprodução/ND

Segundo tempo l5x1q

O Brasil voltou para o segundo tempo pressionando a saída de bola da Sérvia com mais jogadores e já quase abriu o placar com Raphinha, que cara a cara com Vanja finalizou em cima do goleiro sérvio.

Ofensivamente, no entanto, o Brasil seguia com certa lentidão para circular a bola, porém, no melhor – e talvez único – ótimo lance de Neymar na partida, conseguiu abrir o placar.

O jogador recebeu no corredor central, em espaço crucial, atraindo quatro jogadores sérvios. Neymar então conduz, a bola sobra para Vini, que chuta, Vanja dá rebote e Richarlison completa para o gol. Estava desfeito o “nó”.

Condução de Neymar atrai quatro jogadores e libera espaço para Vini Jr finalizar – Foto: TacticalBoard/ReproduçãoCondução de Neymar atrai quatro jogadores e libera espaço para Vini Jr finalizar – Foto: TacticalBoard/Reprodução

Após o gol a Sérvia ou a se expor mais e com isso os espaços aram a aparecer com mais constância. O segundo gol brasileiro é uma prova disso.

O golaço de Richarlison começa em um lateral pelo lado direito, onde há uma subida de pressão da Sérvia, o Brasil sai dessa pressão e encontra Vini Jr com muito espaço do lado esquerdo, em momento onde a linha de cinco da Sérvia está desfeita.

O camisa 20 do Brasil cruza, Richarlison domina mal, mas vira e dá um lindo voleio para fazer o segundo. Após o segundo gol, os espaços se abriram ainda mais, com Casemiro acertando o travessão.

Richarlison anota um golaço para o Brasil – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/NDRicharlison anota um golaço para o Brasil – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/ND

A estreia da Seleção na Copa animou e deixou a expectativa lá no alto pelo hexa. Faltam seis jogos!

Ponto para os laterais 3r224v

Outro ponto importante da melhora para o segundo tempo foi uma participação mais efetiva de Danilo e Alex Sandro. Os dois laterais aram a jogar mais avançados, alinhando a Casemiro, sempre por dentro, aumentando o número de linhas de e no 2-3-5 de Tite.

Nota triste 1q1b32

Apesar da atuação abaixo, impossível não lamentar a ausência de Neymar, que sofreu uma lesão no tornozelo. Além disso, Danilo também sofreu um problema no tornozelo e será desfalque nos dois próximos jogos. A tendência é que Daniel Alves atue contra a Suíça.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Copa do Mundo Catar 2022 576342

Diversa+

Caro e à sombra do Catar, álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina não emplaca 531u2

Álbum de figurinhas da Copa do Mundo Feminina é comercializado, mas não apresenta engajamento até aq ...

VÍDEO: Substituto do melhor goleiro da Copa do Mundo faz gol contra em erro bisonho 431f36

Goleiro de Marrocos fez um gol contra na derrota de Marrocos para a África do Sul, por 2 a 1, pelas ...

VÍDEOS: Messi chora, faz gol 800 e Argentina vence na ‘estreia’ como tricampeã 3db12

Argentina e Panamá fizeram um amistoso, em Buenos Aires, onde o time da casa venceu sem maiores prob ...

VÍDEO: Jogadores de Marrocos são ‘pintados’ em uma das prisões mais perigosas do mundo 2i5h2q

Jogadores da seleção de Marrocos receberam uma homenagem dentro da Prisão de Salé, apontada por dete ...