‘Suave’: governo federal prevê regra de transição de 20 anos para a reforma tributária 3k6k2w

Ministro da Fazenda defendeu a urgência de aprovação da reforma tributária, citando o alto volume de processos judiciais em torno de disputas que envolvem impostos no país 1p162z

“Suave”. Assim será a regra de transição de 20 anos para a reforma tributária anunciada nesta terça-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em discurso na Marcha em Defesa dos Municípios, ele afirmou que esse prazo evitará que as prefeituras percam recursos.

Haddad defendeu a urgência de aprovação da reforma tributária, citando o alto volume de processos judiciais em torno de disputas que envolvem impostos no país. “[Existe uma] briga para pagar ou não pagar imposto. Às vezes, a pessoa nem sabe o que deve”, declarou o ministro durante o evento, organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de debate sobre a reforma tributária durante a 24ª Marcha dos Prefeitos – Foto: José Cruz/Agência Brasil/NDO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de debate sobre a reforma tributária durante a 24ª Marcha dos Prefeitos – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND

O ministro pediu “um pouquinho de desprendimento” aos municípios. Segundo ele, a união para aprovar a reforma tributária é necessária para mudar o sistema e incentivar o crescimento da economia. “Aqui não é guerra federativa, entre Estados, municípios e União. Estamos ouvindo dos 27 governadores que essa reforma tributária é justa, porque coloca o cidadão acima de tudo. Ele tem que estar no alto das prioridades”, declarou.

Haddad considerou a reforma tributária entre “as três ou cinco medidas” mais importantes para o país. Além da mudança no sistema de impostos, ele citou a reforma no sistema de crédito e o novo marco fiscal, como as principais medidas do governo na área econômica.

Tebet 5b385n

Também presente no evento, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que os prefeitos não devem temer a unificação do ISS (Imposto sobre Serviços), atualmente istrado pelos municípios, com o ICMS (Imposto sobre a Circulação sobre Mercadorias e Serviços). Ela repetiu o argumento de Haddad de que a reforma tributária não retirará recursos dos municípios e poderá resultar em mais receitas, por causa do crescimento da economia.

“Esta reforma tributária é a única bala de prata que temos. Embora a reforma mantenha a arrecadação igualitária nos primeiros 20 anos, ela alivia a indústria, faz a indústria ser competitiva”, declarou. A ministra reiterou que o governo pretende criar um fundo constitucional para compensar eventuais perdas de recursos durante o prazo de transição.

Relator 4du34

Relator da reforma tributária, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse haver comprometimento dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, em relação ao tema. Segundo ele, existe a disposição dos dois em botarem o tema em votação ainda este ano. Ribeiro também garantiu que as discussões levam em conta os municípios.

“Temos o desafio de não olhar cada um para si, mas de olhar o todo. E com essa obrigação, temos de entender que a vida ocorre no município. O prefeito é um pouco de delegado, médico, psicólogo, um pouco de tudo. Precisamos ter um país mais forte do ponto de vista do seu crescimento econômico. Estamos falando de promoção de riqueza, de geração de emprego e renda. Isso vai fazer nossa economia crescer e consolidar o Estado brasileiro como um país forte”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Finanças Pessoais 2y28o

Finanças Pessoais

10 truques infalíveis para economizar no supermercado e blindar o seu bolso 5o5o3k

Saiba como economizar no supermercado! Especialista ensina 10 truques de ouro para encher o carrinho ...

Finanças Pessoais

Gastos ‘invisíveis’? Veja o o a o para identificar, eliminar e sair do vermelho 111r4g

Serviços esquecidos, taxas automáticas e pequenos deslizes no dia a dia podem estar impedindo você d ...

EQI Investimentos

Balneário Camboriú sedia a Money Week com Paulo Guedes e grandes nomes do mercado financeiro z6e2p

11ª edição do maior evento de investimentos do Sul acontece em agosto, com foco em networking e apre ...

Finanças Pessoais

O que significa ter medo de olhar o extrato bancário? Não é só por falta de dinheiro 3i1u4w

O medo de conferir o extrato bancário pode esconder muito mais do que dívidas e afeta até quem está ...

Finanças Pessoais

Malha fina do Imposto de Renda reteve 1,4 milhão de declarações em 2024; veja como evitar 4e4d5w

Santa Catarina e Paraná somaram mais de 150 mil declarações do imposto de renda retidas na malha fin ...