Trajetórias do Colégio Catarinense e de Florianópolis se unem desde a Vila de Desterro 6l6mr

Na instituição de ensino, estudaram gerações de catarinenses que hoje fazem a diferença na cidade, no país e em todo o mundo 3q2u1o

Aula de Monitoria Externa – Foto: Divulgação/Colégio CatarinenseAula de Monitoria Externa – Foto: Divulgação/Colégio Catarinense

As trajetórias do Colégio Catarinense e de Florianópolis estão interligadas desde que a cidade nasceu, do primeiro jogo de futebol à comemoração do Centenário da Independência do Brasil na capital de Santa Catarina.

Ainda em 1553, houve o primeiro registro da agem jesuíta por Santa Catarina, quando o padre Leonardo Nunes visitou Laguna e a bucólica e promissora Desterro. Anos depois, em 1751, a pedido de Dom João I, estabeleceu-se na então Vila de Desterro, onde atualmente está localizado o prédio dos Correios, uma instituição educacional que oferecia formação catequética e intelectual aos filhos dos colonos açorianos.

Durante nove anos, esse colégio cresceu e chegou a contar com 50 alunos, até que, por decreto do Marquês de Pombal, em 3 de setembro de 1759, os religiosos da Companhia de Jesus foram expulsos de Portugal e de seus domínios, fazendo com que os jesuítas que haviam se estabelecido por aqui tivessem que abandonar a obra. A presença da Companhia de Jesus na Ilha data desde a fundação do primeiro colégio, em 1751, ou seja, mais de 260 anos de história e contribuição jesuíta ao Estado.

Houve ainda outras duas tentativas de implantar um colégio jesuíta na Ilha (1845 e 1864).  Apenas após a terceira tentativa, em 30 de agosto de 1905, é   criado o então Ginásio Santa Catarina, por meio da Lei Estadual n. 669, hoje Colégio Catarinense.

Desde aquela época, destaca o professor Marcos Lacau da Silveira, Coordenador de Atividades Complementares, estudaram gerações de catarinenses que fizeram e fazem a diferença não apenas na cidade, mas também no país e no mundo, nas mais diversas profissões e atividades, como pesquisadores, médicos, engenheiros, educadores, advogados, entre tantas outras áreas de atuação. “Além disso, o Colégio Catarinense sempre primou pela ética e justiça como princípio de ação educacional, no sentido de educar para termos pessoas que trabalhem para o bem comum.”, afirma.

Divulgação/Colégio Catarinense - Monitoria Externa
1 2
Divulgação/Colégio Catarinense - Monitoria Externa
Divulgação/Colégio Catarinense - Monitoria Externa
2 2
Divulgação/Colégio Catarinense - Monitoria Externa

Cidade cresceu ao redor do colégio

A cidade, lembra Silveira, cresceu ao redor do Catarinense. “Atualmente, são mais de 60 mil m² de área bem no coração de Florianópolis. Dentro dos nossos projetos pedagógicos sempre valorizamos a cultura local como grande animadora das transformações pelas quais a a sociedade civil. Temos uma enorme gratidão ao povo da cidade, que nos recebeu, há quase 116 anos, neste Pedacinho de Terra Perdido no mar. ”, acrescenta.

O Colégio Catarinense entende que todos devem pensar no bem comum, respeitando as diferenças e mantendo um diálogo franco e aberto com todos. “Em nossa proposta inaciana, temos duas expressões amplamente consagradas: formar homens e mulheres para os demais e formar pessoas competentes, comivas, conscientes e comprometidas. Cremos que essas expressões se encaixam no conceito de Ser Bem Floripa! Parabéns, Florianópolis, por seus 348 anos. ”, conclui o professor.

+

Sou Bem Floripa 616w2u

Sou Bem Floripa

VÍDEO: Atleta dá aulas gratuitas de sandboard para crianças em Florianópolis 245q27

As aulas acontecem todas as quartas-feiras no período matutino; saiba como fazer a inscrição

Sou Bem Floripa

Mãe dá prêmio ao filho após ele ar seis anos sem usar suas redes sociais 3y2c64

Lorna Klefsaas propôs aposta ao filho por preocupação com os efeitos nocivos do uso prolongado da in ...

Sou Bem Floripa

FOTOS: Em caso raríssimo, cadela dá à luz filhote com pelagem verde e brilhante o5mk

Internautas sugerem que a cadelinha seja batizada como Fiona, princesa do filme 'Shrek'; segundo o v ...

Sou Bem Floripa

Escola pública de Florianópolis oferece aulas de Libras para estudantes 20154t

A Escola do Futuro da Tapera, em Florianópolis, conta com espaço adequado para oferecer classes de L ...

Sou Bem Floripa

Orquestra Sinfônica de Florianópolis retoma ensaios nesta quinta-feira em novo local 1j2762

Em parceria com a Escola Municipal Silveira de Souza, a Orquestra Sinfônica de Florianópolis conquis ...