O decreto conjunto das 22 prefeituras da Grande Florianópolis suspende, a partir das 18h desta terça-feira (15), as aulas presenciais, em todos os níveis. Com isso, até a próxima terça-feira (23), as redes pública e privada – das escolas de ensino fundamental ao nível técnico e superior – deverão seguir com as aulas no ensino remoto.

Com as novas regras, a tentativa dos municípios é de que a superlotação nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), assim como as filas de espera, diminuam gradativamente. As medidas consideram a projeção, para os dias entre 12 e 25 de março, de maior número de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.
As restrições envolvem, inclusive, a rede estadual de ensino, que afirma respeitar os decretos municipais que limitam as atividades presenciais de forma temporária. Depois de 23 de março, uma nova avaliação deve ser realizada pelas prefeituras.
As aulas haviam sido retomadas presencialmente no dia 18 de fevereiro, após um ano de trabalhos remotos. “A SED tem a segurança como pilar para o ano letivo de 2021. Por isso elaborou em conjunto com 15 entidades as medidas sanitárias adequadas para esse retorno, investiu em EPIs e oferece aos pais a escolha de que seu filho estude na escola ou em casa”, informou a SED (Secretaria de Estado da Educação), em nota.
Questionado pela reportagem do ND+, o Sinepe/SC (Sindicato das Escolas Particulares), contudo, afirmou ser contrário à decisão.
As aulas presenciais estão suspensas nos seguintes segmentos:
- Rede pública (estadual e municipal), educação infantil, fundamental e nível médio;
- Rede privada, educação infantil, fundamental e nível médio;
- EJA – educação de jovens e adultos;
- Ensino técnico;
- Ensino superior;
- Pós-graduação.
Florianópolis 27o33
Na rede municipal da Capital, haverá pouca mudança, já que as aulas seguiam em sistema remoto desde o retorno das férias, em 10 de fevereiro. No dia 10 de março, a prefeitura deveria iniciar progressivamente o sistema híbrido, com atividades online e presencial. Devido ao agravamento da pandemia, contudo, a implantação ou para 24 de março, um dia após o término da validade do decreto conjunto.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o sistema será implementado totalmente até 9 de abril.
São José 5a5i3c
Mesmo em meio à pressão do Sintram-SJ (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de São José), as aulas presenciais da rede municipal haviam voltado em 1º de março no município. A partir das 18h desta terça, contudo, todos os níveis de ensino voltam a ter apenas atividades online.
Na noite desta terça, uma reunião do sindicato deve decidir sobre a continuidade do movimento. “Consideramos uma das nossas reivindicações da greve atendida, pois pedimos também a vacina para todos e EPIs para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, informou Jumeri Zanetti, presidente do Sintram-SJ.
Palhoça 663425
A Secretaria Municipal de Educação de Palhoça afirma que a rede municipal já está preparada para voltar integralmente às aulas remotas. As aulas estavam acontecendo de forma presencial e online, a partir da escolha dos pais.
Municípios que suspenderam as aulas presencias: 3l3hh
- Águas Mornas
- Alfredo Wagner
- Angelina
- Anitápolis
- Antônio Carlos
- Biguaçu
- Canelinha
- Florianópolis
- Garopaba
- Governador Celso Ramos
- Leoberto Leal
- Major Gercino
- Nova Trento
- Palhoça
- Paulo Lopes
- Rancho Queimado
- Santo Amaro da Imperatriz
- São Bonifácio
- São João Batista
- São José
- São Pedro de Alcântara
- Tijucas