Para que nós tenhamos fome, sono e outras vontades, é preciso ter um relógio biológico para nos alertar e suprir todas as necessidades nas 24 horas do dia. Mas o que significa esse termo?

O relógio biológico está presente em todos nós e até mesmo nos animais. Esse é um mecanismo do próprio corpo, responsável por controlar as atividades do organismo — por ele é regulado o horário de dormir, acordar, comer e até a produção de hormônios, como o do crescimento.
É esse o recurso interno que mantém o organismo em funcionamento dentro de um cronograma, dia e noite, onde quer que estejamos.
Onde fica o relógio biológico? 2y5s4r
O nosso relógio biológico é regido por um relógio-mestre que fica localizado no nosso cérebro, dentro do hipotálamo — região pequena que atua para o funcionamento do organismo, como na regulação de sede, apetite, temperatura e pressão arterial.
É este mecanismo que dita para cada célula do corpo as necessidades da manhã, tarde ou noite.
24 horas e 11 minutos sa4o
Cientistas afirmam que o dia tem 24 horas, porém, nosso relógio interno não tem essas horas exatas. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o ritmo do organismo considera que o dia tenha 24 horas e 11 minutos.
O resultado foi obtido por meio do monitoramento diário dos hormônios e da temperatura corporal dos participantes.
Por isso é necessário termos uma rotina, de forma a sincronizar o nosso relógio biológico com as horas exatas das nossas necessidades cotidianas, de modo que ele considere que o dia tenha 24 horas.
Por que o relógio biológico é importante? 69b6v
Ter um relógio biológico permite que o organismo antecipe os eventos que estão nas rotinas, como o ciclo do sono e o da refeição, de modo a preparar nosso corpo.
Por exemplo, quando anoitece, o corpo se organiza para descansar e começa a produzir melatonina, o hormônio do sono. Ao amanhecer, o nosso organismo libera cortisol para que a gente desperte.
Esse cronograma é graças ao relógio biológico, que respeita o ritmo natural das necessidades.
Pesquisas mostram que viver fora de sincronia com o nosso corpo pode nos deixar mais propensos a ter problemas de saúde, como infecções, doenças cardíacas e diabetes.
Quem descobriu o relógio biológico? 5g4v3p
O responsável pela descoberta de que o ser humano tem um relógio interno que regula as suas atividades foi o francês e astrônomo Jean Jacques d’Ortous, em meados do século 18.
Ele fez isso a partir da observação de uma planta, popularmente conhecida como dormideira. As folhas dessa espécie se fecham mediante o toque ou assim que anoitece, e voltam a abrir quando o dia amanhece.
Foi então que o astrônomo iniciou o experimento: posicionou a dormideira dentro de um armário fechado e totalmente escuro. A surpresa foi que as folhas continuaram a reproduzir o mesmo mecanismo por vários dias.
Ou seja, não era só a luz que influenciava a abertura e o fechamento — havia algo dentro dela para tal circunstância.